Últimas Notícias

Com urgência para contratar técnicos, CBB admite buscar interinos

A suspensão da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) junto à Federação internacional de Basquete (Fiba) chegou ao fim na manhã desta quarta-feira. O presidente Guy Peixoto, porém, não teve muito tempo para comemorar o que chama de primeira grande vitória de sua gestão. Sem verbas, ele coordena os trabalhos da equipe que corre contra o tempo para contratar técnicos para as seleções masculina e a feminina disputarem a Copa América em agosto. A urgência para arrecadar fundos faz a atual gestão da CBB considerar provável o acerto com um treinador interino.

" Estamos conversando com toda a comunidade essa questão do técnico. O problema maior é o seguinte: preciso ter a verba para contratar esse técnico. Seja ele brasileiro ou estrangeiro. De repente eu vou precisar de um interino. Precisamos ganhar tempo para ver o que teremos de verba. Vamos ter que contratar um técnico interino. É mais provável. Nossa missão é convencer alguém que venha trabalhar por amor à seleção. Não acho difícil" disse Guy Peixoto em entrevista ao site globoesporte.com.

Por causa da suspensão, a CBB ficou sem receber os recursos do Comitê Olímpico do Brasil (COB), pré-definidos pela Lei Agnelo Piva. O retorno dessa verba já está garantido. Guy Peixoto também afirma que tem conversas avançadas e inclusive um compromisso assinado com um patrocinador máster, mas não sabe quando o dinheiro vai cair na conta, já que a burocracia pode atrasar a oficialização da parceria. Além disso, o COB bancava o salário do antigo técnico da seleção masculina, o argentino Rubén Magnano. Segundo o presidente da CBB, o COB já sinalizou que pretende continuar contribuindo, o que será definido em reuniões nos próximos dias. Guy Peixoto acredita que nomes para as duas seleções devem ser anunciados ainda neste mês.

"Tem que ser muito rápido. Já convoquei nosso time, boa parte já está reunida. Em uma semana vamos ter que começar a anunciar os nomes. Não podemos perder tempo. Temos o local para o treinamento, temos condições para os jogadores começarem a treinar. Só falta definir quem vão ser os profissionais para tocar esse projeto"  disse o presidente da CBB, ressaltando que a preparação vai ser feita no Centro de Treinamento de Jundiaí.

A urgência para a contratação dos técnicos das seleções se deve ao pouco tempo para a preparação para a Copa América. A competição feminina, na Argentina, já tem início no dia 7 de agosto e se estende até o dia 13. O treinador para o grupo masculino vai ter mais tempo de treino. Os jogos vão ser realizados entre 25 de agosto e 3 de setembro em três países: Argentina, Colômbia e Uruguai.

Guy Peixoto ressalta que vai dar o mesmo tratamento da seleção masculina à feminina. Se um técnico estrangeiro for contratado para a equipe masculina, o mesmo deve acontecer para as mulheres. O presidente da CBB, porém, olha mais para o cenário nacional no momento.

"Temos grandes técnicos trabalhando. Isso está provado. Alguns técnicos até me surpreenderam no NBB. Gosto de tomar as decisões compartilhando com a minha equipe. Quero ter cautela e tranquilidade para tomar a decisão certa. Não podemos errar daqui para frente. Nosso projeto a longo prazo é que tenhamos um técnico exclusivo para a seleção. Além de trabalhar com a seleção, ele vai viajar pelo Brasil preparando novos técnicos. Mas não temos tempo para isso."

O fim da suspensão permitiu que o Brasil disputasse a Copa América, mas impediu que as duas seleções sub-19 participassem do Mundial - tanto a competição masculina como a feminina vão ser realizadas em julho. Guy Peixoto lamentou não ter conseguido acabar com a suspensão em menos tempo.
" Foi traumático. Ficamos fora do Mundial sub-19. Foi revoltante. Mas o importante é que está resolvida a questão. Foi um mal necessário. A gestão anterior deixou de cumprir vários compromissos com a Fiba, inclusive financeiros. Agora a turma do basquete voltou a assumir o basquete brasileiro. É outra gestão, outra filosofia. É transparência. Vamos pensar no futuro."

Para dar fim á suspensão brasileira que começou em novembro de 2016 - ainda na gestão do ex-presidente Carlos Nunes -, a Fiba estabeleceu uma série de metas para a CBB. Nos primeiros três meses, a entidade máxima do basquete internacional vai acompanhar de perto a gestão de Guy Peixoto. O presidente da CBB acredita que não haverá problemas para honrar com os compromissos.


foto: Divulgação
Com informações do site globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar