Últimas Notícias

Brasil vence de forma avassaladora e busca o título do Torneio Quatro Nações



 POR JUVENAL DIAS

Outra vez o time brasileiro não encontrou dificuldades ao golear a República Dominicana pelo placar de 36 a 9. O time mostra que mesmo com a falta de entrosamento neste começo de trabalho é muito superior a outras adversárias dentro do continente. Agora vai disputar o título do Torneio Quatro Nações de Handebol feminino contra Portugal na manhã deste domingo.

Mais do que a vitória o jogo serviu para testar novamente duas formações da equipe brasileira, o segundo time que havia participado da vitória contra as chilenas e o terceiro grupo, que tinha ficado de fora. Foi a vez do primeiro grupo descansar.

Esse segundo grupo começou o jogo de forma imponente e rápida, tanto que nos 15 minutos iniciais que jogou abriu 6 a 0. Quatro desses seis primeiros gols teve característica do antigo treinador, o dinamarquês Morten, que primava por contra-ataques rápidos. Já as meninas do terceiro grupo mostraram mais técnica, apesar de ter entrado em um ritmo diferente do que estava a partida, sofrendo alguns gols. Mesmo assim a vantagem para o intervalo foi de 14 a 5.

Na fase final, novamente o segundo grupo começou de forma acelerada e não deu chance para as dominicanas respirarem. Mais oito minutos e oito gols, sem sofrer nenhum. Um desempenho um tanto quando maior do que poderia se esperar. Entregaram o comando do jogo para o terceiro time vencendo por 25 a 6. O time que entrou nos 15 minutos finais terminou o atropelo fazendo mais 11 gols.

Danielle, central que atua pelo Pinheiros, fez parte do primeiro grupo de hoje, impressionou pela velocidade e admitiu que se soltou mais do que na partida anterior: “Ontem não fiz uma boa partida, estava um pouco nervosa, fazia algum tempo que não jogava pela Seleção, mas hoje me soltei um pouco mais, estou muito feliz. O que importa para mim é ajudar a equipe, ainda estamos num sistema defensivo novo, é bem complicado, porém todas se saíram bem hoje, tem muita coisa para acertar e irmos bem no Pan”, ressaltou a atleta que joga com os cabelos pintados de azul, em homenagem às cores de seu clube. Ela falou que, caso o Brasil se classifique para o Mundial e ela seja convocada, não terá problema em pintar de verde e amarelo.

Duda Amorim finalmente estreou jogando no segundo selecionado e também falou após o jogo: “Não temos o que reclamar quando sofremos oito, nove gols. Mesmo assim tivemos alguns erros, normal quando cai um pouco a concentração. Mas está muito bom como um todo, a galera está com uma atmosfera muito boa, é um campeonato que podemos desfrutar bastante e ser feliz dentro de quadra, principalmente estou feliz porque todo mundo está ganhando uma chance. Todas estão contribuindo da melhor maneira possível”, comentou a armadora.

Por fim, o técnico Sérgio Luiz Graciano mostrou-se muito satisfeito com o desempenho dos dois grupos: “Gostei da primeira equipe que dobrou de ontem para hoje, já deu para ver elas mais comunicativas, tanto que não tomaram gol na primeira parte, estavam bem elétricas. No segundo tempo, todas entraram mais calmas, deram mais continuidade na bola jogada, aí o placar andou bem. Amanhã temos um jogo importante contra Portugal e esperamos fazer novamente um bom trabalho com elas, sempre frisando em ‘guardar nossa casinha’ antes e depois partir em frente”, alertou o treinador.

Neste domingo, a partir das 9h30 é possível ver esse confronto entre brasileiras e portuguesas para saber quem ficará com o título da competição.

Portugal sofre, mas vence as chilenas
No primeiro jogo do dia as portuguesas foram surpreendidas pelo volume de jogo das sul-americanas, encontraram mais dificuldades do que ontem contra as dominicanas, mas conseguiram sua segunda vitória no torneio e vão tentar o título amanhã contra as brasileiras.

As europeias começaram abrindo boa vantagem de 4 gols, parecia que seria um passeio, mas o Chile engrossou a partida e no final do primeiro tempo chegou a virar o placar para 12 a 11, obrigando ao técnico português Ulisses Pereira a pedir tempo. A primeira parcial acabou empatada em 14 a 14. Na volta do intervalo, o ritmo das equipes se manteve parelho nos primeiros minutos, mas o lado lusitano se mostrou superior nos momentos decisivos de transições rápidas e precisas, defesas pontuais. No fim, Portugal abriu uma vantagem que conseguiu administrar, 31 a 26.

Pelo lado português, o destaque ficou por conta da armadora Mariana Lopes que fez sete gols. Ela avaliou o desempenho seu e do time: “No geral, fizemos um jogo bom, fico feliz de ter contribuído com a equipe, mas acho que poderia ter feito melhor de maneira individual. Não conhecíamos a equipe do Chile, só vimos ontem contra o Brasil, elas tinham uma defesa muito forte e dura e muita vontade de ganhar. Arriscamos no sistema defensivo que montamos e pecamos na primeira parte, depois mostramos que queríamos muito a vitória e conseguimos virar”.

A pivô chilena Alicia Torres Lara também fez sete gols e lamentou por não ter conseguido um resultado melhor: “Fomos muito bem no primeiro tempo, mas no segundo começamos muito mal, poderíamos ter ganhado. Temos atletas muito jovens e talvez tenha faltado um pouco de experiência e tranquilidade. Mas serve como lição para o Pan-Americano, seguimos nos preparando para a competição com o jogo de amanhã contra República Dominicana, que inclusive será nosso adversário direto.

O Chile volta à quadra amanhã à tarde contra as jogadoras da América Central.

Foto: Photo&Grafia

 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar