Últimas Notícias

Brasil bate Portugal e vence o Torneio Quatro Nações de Handebol feminino

Por Juvenal Dias

A Seleção brasileira encontrou muitas dificuldades, mas venceu o Torneio Quatro Nações ao derrotar Portugal por 35-29, conquistando o torneio em casa e segue na preparação para o Pan-Americano que será disputado na Argentina.

Em um clima de nostalgia de Olimpíada do Rio, a torcida encheu o ginásio Abid Moyses Dib, em São Bernardo do Campo, nesta manhã gélida de domingo para esquentar o clima e apoiar a Seleção feminina na equilibrada final contra Portugal. Não foi uma partida fácil. O Brasil começou vencendo, mas as adversárias sempre empatavam. O incômodo era tanto que as europeias também chegaram a passar na frente do placar em determinados momentos. Com cerca de dez minutos de jogo, as brasileiras conseguiram uma folga de dois gols no marcador, mas frequentemente as lusitanas buscavam descontar. Era perceptível que o time estava mais nervoso, cometendo equívocos em saída de bola e finalizações de jogadas. Não parecia a mesma equipe do jogo anterior, que entrou na segunda parte dos dois tempos.

Como nas partidas anteriores, o técnico Sérgio Luiz Graciano trocou todas as jogadoras, dando oportunidade para o grupo que havia jogado as primeiras partes da partida contra o Chile na sexta-feira. Elas entraram com 9 a 8 a favor. Elas imprimiram um ritmo mais veloz e consistente, ampliando a distância para quatro gols antes do fim do primeiro tempo, que terminou em 17 a 13.

O primeiro time retornou no começo da etapa complementar e novamente encontrou dificuldades. Depois de marcar mais dois gols ficaram alguns minutos sem movimentar o marcador e viram o selecionado oponente encostar, diminuindo mais uma vez para um gol de diferença. No entanto, souberam controlar melhor o nervosismo e voltaram a ampliar antes de entregar o comando para o segundo grupo, com 26 a 21.

O primeiro time tinha uma característica física de maior estatura e força, já o segundo tinha mais velocidade e agilidade nos contra-ataques, resultando numa segunda metade mais dinâmica e igualmente competitiva, uma vez que Portugal soube se adaptar à mudança de estilo e continuou atacando fortemente e marcando seus gols.

No fim, prevaleceram as donas da casa. Com muito entusiasmo da torcida, venceram por 35 a 29 e conquistaram a competição, com direito a troféu e muita festa por parte por parte do público e das jogadoras das duas seleções.

A arqueira do São Bernardo, Jéssica Silva, foi eleita a melhor goleira da competição. Ela comentou a respeito da partida e dessa conquista individual: “Hoje foi um jogo mais complicado, pegamos um time que joga mais coletivamente, sofremos um pouco, mas estamos conseguindo colocar em prática aquilo que vimos no treino. Como um todo, o trabalho individual conta muito. Estou feliz por ter ganho, apesar de achar que hoje não fiz um bom jogo, a partida contra o Chile contou mais”, explicou a jogadora, que também disse que não trocaria de posição, por ser gratificante ser o último elemento da defesa e que é melhor “apanhar” da bola do que de outras jogadoras de linha.

O técnico Graciano não ficou tão satisfeito com o desempenho, principalmente com o primeiro time que entrou em quadra, que é considerado o grupo mais experiente. Sobre a partida ele falou: “Nós estávamos com uma postura defensiva boa nos dois primeiros jogos e esperávamos que continuasse assim. Como as coisas começaram não dando certo no início do jogo, a primeira equipe meio que se perdeu, com marcação tradicional e Portugal estava muito bem nos arremessos de meia distância, sofremos com isso”, lamentou. Ele também projetou as perspectivas para o Pan-Americano: “Nós, da comissão técnica, teremos bastante dificuldades em escolher cinco meninas para serem cortadas, que não poderão ir conosco. A competição não deve nos impor muitas dificuldades na primeira fase, o objetivo é classificar para a semifinal. Temos claro que precisamos estar em primeiro lugar para não termos surpresa de pegar a Argentina na fase seguinte, é uma equipe forte, com meninas que também jogam na Europa e jogam em casa. Depois sim, na final, enfrenta-las com casa lotada e pressão contra. Acho que vai ser uma boa peleja”, disse com o otimismo e a consciência de quem é favorito dentro do continente.

No final da partida de ontem, um susto com a ponta Samira Rocha, saiu auxiliada pelos médicos, estava com crise de sinusite e não conseguia respirar. Hoje esteve em quadra e conseguiu jogar melhor. Ela também falou da próxima competição a ser disputada: “Acho que todos sabem que o Brasil evoluiu muito, mas a Argentina tem uma boa equipe, então não dá para apontar um favorito nesse confronto. Entraremos concentradas como em todos os jogos, como se fosse o Mundial”, completou.

A armadora portuguesa Mariana Costa foi artilheira da competição com 17 gols em três jogos e eleita a melhor jogadora do torneio.

Chile vence o jogo contra República Dominicana
No jogo de encerramento, a seleção chilena superou as dominicanas pelo placar de 27 a 21. Já não havia tanto público acompanhando, nem foi um primor de handebol apresentado. Mesmo assim elas apresentaram mais vontade e preparo que as adversárias. Também serviu de preparação para o futuro confronto que terá no Pan.

Ao final da partida, as sul-americanas mostraram grande empolgação para dançar ao som de funk carioca e bom humor ao interagir com o público.

Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar