Últimas Notícias

Russos são destaque no Campeonato Europeu de Luta Olímpica


Aconteceu entre os dias 2 e 7 de maio, na cidade sérvia de Novi Sad, o Campeonato Europeu de Luta Olímpica. Mais de 400 atletas de 38 países estiveram na disputa. Os russos foram os grandes destaques do evento, conquistando 16 medalhas, sendo 5 delas de ouro. Os turcos também conquistaram 5 ouros, porém tiveram apenas metade das medalhas russas no total.

Luta Greco-Romana Masculina

Na categoria até 59 kg, o sérvio Kristian Fris conquistou o ouro ao derrotar o búlgaro Ivo Angelov, por 3 a 1. Os anfritrões também chegaram na final da categoria até 66 kg, porém o sérvio Davor Stefanek, campeão olímpico no Rio, foi surpreendido pelo russo Artem Surkov, que venceu por superioridade técnica.

Na categoria até 71 kg, o húngaro Balint Korpasi conquistou o ouro ao derrotar na final o bielorrusso Pavel Liakh, por 4 a 0. Na categoria até 75 kg, o ouro ficou com o búlgaro Tarek Mohamed que derrotou o russo Chingiz Labazanov, por 4 a 1.

Na categoria até 80 kg, a medalha de ouro ficou para Zurabi Datunashvili, da Geórgia, que derrotou na final o bielorruso Radzik Kuliyeu, por 4 a 2. Na categoria até 85 kg, melhor para o húngaro Viktor Lorincz que venceu na funal o turco Metehan Basar, por 3 a 2.

Na categoria até 98 kg, o ouro ficou com o norueguês Felix Baldauf que derrotou o bielorrusso Aliaksandr Hrabovik, por 2 a 1. E na categoria até 130 kg, o título ficou com o turco Riza Kayaalp, prata nos Jogos do Rio, que venceu o húngaro Balint Lam, por 4 a 3.

Luta Livre Masculina

A Turquia foi o grande destaque neste estilo, conquistando três ouros. O primeiro deles veio na categoria até 74 kg, em que Soner Demirtas, bronze nos Jogos do Rio, venceu na final a Murad Suleymanov, do Azerbaijão, por 6 a 4. O segundo veio na categoria até 97 kg, em que Riza Yildirim venceu o russo Anzor Boltukaev, por 4 a 2. E por fim, na categoria até 125 kg, o campeão olímpico no Rio, Taha Akgul, confirmou o seu favoritismo derrotando a Jamaladdin Magomedov, do Azerbaijão, por 8 a 2.

A Rússia conquistou dois ouros: um veio na categoria até 65 kg, em que Ilias Bekbulatov derrotou o búlgaro Borislav Novachkov, por superioridade técnica. O outro veio na categoria até 86 kg, em que Dauren Kurugliev venceu Aleksandr Gostiyev, do Azerbaijão, por 6 a 0.

Na categoria até 57 kg, o ouro foi para o Azerbaijão. Giorgi Edisherashvili venceu o romeno Andrei Dukov, por 9 a 0. Na categoria até 61 kg, o ouro ficou pra Vladimer Khinchegashvili (que foi campeão olímpico no Rio na categoria até 57 kg) vencendo uma disputadíssima luta contra o russo Akhmed Chakaev, por 10 a 9. E na categoria até 70 kg, o italiano Frank Chamizo (bronze nos Jogos do Rio na categoria até 65 kg) conquistou o ouro ao vencer na final o polonês Magomedmurad Gadzhiev, por 4 a 3.

Luta Livre Feminina

Dois ouros neste estilo ficaram com a Rússia. Na categoria até 60 kg, Liubov Ovcharova venceu Anastasija Grigorjeva, da Letônia, por 12 a 5. O outro ouro russo veio na categoria até 69 kg, na qual Anastasia Bratchikova venceu na final a bielorrussa Maryia Mamashuk, por 6 a 3.

Na categoria até 48 kg, Mariya Stadnik, do Azerbaijão, prata nos Jogos Olímpicos do Rio, confirmou o seu favoritismo vencendo a ucraniana Ilona Semkiv, por superioridade técnica. Na categoria até 53 kg, o ouro ficou para Belarus: Vanesa Kaladzinskaya derrotou na final a russa Natalia Malysheva, por 2 a 1.

Na categoria até 55 kg, a búlgara Bilyana Dudova conquistou o ouro ao derrotar na final a bielorrusa Katsiaryna Yanushkevich, por 9 a 3. Na categoria até 58 kg, a norueguesa Grace Bullen e Mariana Esanu, da Moldávia, empataram em 3 a 3, mas como a norueguesa pontuou por último, acabou ficando com o ouro.

Na categoria até 63 kg, a polonesa Monika Michalik, bronze nos Jogos do Rio, ficou com o ouro ao derrotar a búlgara Taybe Yusein, por 3 a 2. Na categoria até 75 kg, a turca Yasemin Adar ficou com o ouro ao derrotar a húngara Zsanett Nemeth, por superioridade técnica.

A próxima edição do Campeonato Europeu de Luta Olímpica será realizado na cidade russa de Kaspiysk, no próximo ano.

Foto: United World Wrestling


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar