Últimas Notícias

John Coates é reeleito como presidente do Comitê Olímpico Australiano


John Coates servirá outro mandato como chefe do Comitê Olímpico Australiano (AOC) depois de derrotar o ex-medalhista de ouro Danni Roche, por 58 a 35 em uma eleição durante a reunião geral anual do AOC em Sydney, no sábado (6).

Coates, que completa 67 anos no domingo (7), também é o presidente da coordenação dos Jogos de Tóquio 2020, responsável por assegurar que o planejamento dos jogos esteja dentro do cronograma e do orçamento. Ele poderia ter perdido sua vice-presidência do COI e seus deveres de Tóquio se tivesse sido derrotado pela Roche.

Foi a primeira vez que Coates enfrentou uma eleição desde que assumiu a presidência em 1990 e veio em meio a uma campanha que dividiu ex-atletas e administradores.

"Obrigado pela confiança que você demonstrou em mim", disse Coates depois que o resultado foi anunciado. Roche, que anunciou sua candidatura em 20 de março, mais tarde twittou seus parabéns a Coates.

Coates admitiu mais tarde que a marca da AOC foi danificada pela amarga campanha da presidência.

"É uma campanha eleitoral ... aconteceu, e você apenas continua com as coisas", disse ele. "Eu estou esperando que a associação olímpica, depois de ter experimentado isso, vai se unir."

A liderança de Coates havia sido questionada nas últimas semanas em meio a acusações de bullying dentro da organização. Seu diretor de mídia de longa data, Mike Tancred, desistiu de suas funções enquanto aguarda uma investigação.

Tancred negou as alegações de intimidação feitas pelo ex-diretor executivo da AOC, Fiona de Jong, mas disse na semana passada que se afastaria de sua posição até que o assunto fosse resolvido.

Coates e o executivo de AOC concordaram desde então com revisões independentes nas práticas do AOC no local de trabalho depois das reivindicações do bullying.

Na sua plataforma de campanha publicada, a Roche, de 46 anos, disse que não aceitaria a remuneração anual de Coates de 750.000 dólares australianos (565.000 dólares) e teria proposto um pacote salarial de 100.000 dólares australianos (75.000 dólares) para o presidente - o que ela faria ter renunciado à totalidade do seu mandato - para ilustrar o seu compromisso com o financiamento de atletas.

"Embora os membros do AOC não votaram em uma mudança de presidente, as últimas seis semanas marcam um momento crucial no esporte australiano. Começamos uma conversa muito necessária sobre a direção futura do esporte australiano e a responsabilidade do Comitê Olímpico Australiano em apoiar seus esportes e atletas membros", disse Roche após a votação

Coates recebeu o aval da comissão de atletas do AOC, que representou dois votos no sábado. Mas seu apoio, que não foi unânime, veio com fortes recomendações para a mudança, incluindo o salário do presidente.

"A resposta esmagadora da população de atletas e ex-alunos foi que há um desejo de mudança", disse em um comunicado. "A Comissão de Atletas apoia uma revisão da remuneração do presidente. Qualquer remuneração deve ser proporcional ao papel desempenhado."

Os eleitores elegíveis no sábado incluíram os membros do conselho executivo do AOC, dois membros de cada uma das 33 federações esportivas olímpicas de verão e dois dos sete federais olímpicos de inverno da Austrália.

Coates indicou que este será seu último mandato a cargo do AOC, e que ele poderia se aposentar após os Jogos de Tóquio. Entretanto, ele disse que ficou muito satisfeito ao ouvir o presidente do comitê organizador de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, não muito tempo depois que os resultados de sábado se tornaram conhecidos.

"Já recebi uma mensagem do presidente Mori. Eu acho que você sabe o meu compromisso. Esta é a tarefa mais importante que me foi dada no movimento olímpico, desde Sydney. É algo que eu estou absolutamente amando, trabalhando com o comitê organizador, o governo municipal de Tóquio, o governo federal e todos os seus atletas. E para lhes dar o benefício de que experiência eu tenho, é uma alegria para mim. Você vai continuar a ver muitos de mim.", disse Coates

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar