Últimas Notícias

De olho nos Jogos de 2024: Vila dos atletas vira problema para Paris em disputa com Los Angeles


Líderes parisienses de sua mais recente candidatura olímpica insistiram nesta segunda-feira (15) que sua vila de atletas planejada de 1,7 bilhão de euros garantiu financiamento apenas para os Jogos de 2024 e não para 2028.

O Comitê Olímpico Internacional está avaliando a possibilidade de dar a Paris e Los Angeles os próximos dois Jogos Olímpicos em setembro, e a vila dos atletas tornou-se um tema quente porque funcionários de Paris dizem que seu local não estará disponível depois de 2024.

"Estamos comprometidos com as autoridades públicas neste projeto para 2024, depois disso não é garantido", disse o chefe da candidatura parisiense Tony Estanguet à mídia na segunda-feira.

Michael Aloisio, vice-diretor-geral da candidatura de Paris, disse antes que seria difícil para Paris "congelar" o projeto por quatro anos extras porque há uma necessidade para as pessoas ao redor desta área para a habitação.

"Todos esses projetos já foram lançados, e assim terão lugar antes de 2024, e por isso não podemos simplesmente congelá-los e tipo de marginalizar-los por quatro anos".

A prefeita de Paris Anne Hidalgo sublinhou que a vila no Sena-Saint-Denis ajudará a desenvolver uma área onde o desemprego permanece elevado. Um total de 3.000 novas casas devem ser construídas no distrito após os Jogos Olímpicos.

"Acreditamos na regeneração desta área", disse Hidalgo.

Os oficiais da licitação mostraram aos inspetores do COI o local da vila planejada na área de Pleyel, um local de 50 hectares próximo ao rio Sena. Eles disseram que 84% dos atletas poderiam chegar aos seus locais de competição em menos de 25 minutos e que o estádio olímpico e o centro aquático estavam a menos de dois quilômetros da aldeia proposta.

Além disso, o comitê disse que a nova infra-estrutura de transporte público tornará a vila mais acessível, com a criação de uma nova estação ferroviária e um intercâmbio rodoviário que deve torná-lo acessível a partir do centro de Paris em cerca de 20 minutos de carro.

Os inspetores ficaram impressionados com os planos da vila.

"Este local está extremamente bem localizado e (perto) de todos os locais de competição", disse Patrick Baumann, chefe da Comissão de Avaliação do COI. "Recebemos todas as informações necessárias para entender como o site será desenvolvido e também conversamos com o arquiteto, que nos disse como o futuro projeto de moradia será feito".

Os outros principais requisitos de construção incluem um centro aquático perto do Stade de France, e o centro de mídia.

Como a infra-estrutura existente estava no centro do projeto, os líderes de Paris prometem limitar os gastos, com um orçamento de infra-estrutura de 3 bilhões de euros e custos operacionais de 3,2 bilhões de euros. Eles estimam que 70% dos custos da vila virão de fundos privados.

"Recebemos todas as garantias de que precisávamos", disse Baumann.

No segundo dia de visita, os inspectores do COI dividiram-se em três grupos e visitaram os locais propostos, incluindo a Torre Eiffel, Roland Garros, o Velódromo Nacional e o Stade de France.

Muitos pontos de interesse parisienses, incluindo o Grand Palais e o Champ de Mars serão usados se Paris ganhar. As corridas de ciclismo de estrada terminariam no Arco do Triunfo, hipismo ao lado do Castelo de Versalhes e vôlei de praia ao pé da Torre Eiffel.

Questionado para comparar os locais previstos para Paris com os de Los Angeles, Baumann esquivou a questão.

"Os locais têm uma história diferente, mas são igualmente alucinantes", disse ele.

Paris e Los Angeles terão outra oportunidade de apresentar suas propostas aos membros do COI em Lausanne em julho, depois de receberem o relatório da comissão de avaliação. A eleição da cidade anfitriã acontecerá no dia 13 de setembro em Lima, Peru.

Foto: NY Daily News


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar