Últimas Notícias

De olho nos Jogos de 2024, Los Angeles e Paris aguardam inspetores do COI esta semana

Los Angeles e Paris, cidades candidatas para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, aguardam seus inspetores olímpicos esta semana. As cidades vão acolher três dias de visitas por um painel do Comitê Olímpico Internacional, cujo presidente não tem dúvidas sobre suas credenciais de hospedagem.

"Acho que hoje pelo menos você já pode dizer, de qualquer maneira, teremos fantásticos Jogos Olímpicos", disse o presidente da comissão de avaliação do COI, Patrick Baumann, à Associated Press.

O presidente do COI, Thomas Bach, parece tão certo das qualidades dos candidatos que ele pediu a seus quatro vice-presidentes que aconselhassem também a realização dos Jogos Olímpicos de 2028, recompensando ambas as cidades com tarefas de hospedagem. Essa orientação é devida em julho, então o grupo de 13 membros de Baumann vai continuar com o trabalho programado em Los Angeles a partir de quarta-feira (10), em seguida, em Paris a partir de domingo (14). Cada visita termina em uma coletiva de imprensa com Baumann.

"Não há mudança no escopo, no papel e no mandato", disse Baumann sobre o possível duplo prêmio que afeta seu eventual relatório aos membros do COI.

No mundo tipicamente reservado das eleições olímpicas, não está claro quantos membros votantes são influenciados pelo tipo de relatório que receberão da equipe de Baumann em 5 de julho. As inspeções do COI tipicamente não classificam as cidades candidatas, e um processo de avaliação mais flexível introduzido para esta disputa procurará enfatizar os aspectos positivos. O COI diz que também publicará o relatório em seu website.

"Não se trata de encontrar o ponto negro", disse Baumann em uma entrevista recente. "É para destacar os desafios, se houver, mas também e principalmente para destacar as oportunidades."

Baumann reconheceu que as diferenças serão extremamente pequenas entre duas cidades candidatas. Ainda assim, o modelo de acolhimento olímpico foi "queimado" pelos recentes anfitriões com alta despesa e orçamento estourado. Baumann advertiu que um "financiamento realista" é um fator chave para evitar um legado indesejado de aumentos de impostos e locais de "elefantes brancos".

O presidente eleito da França, Emmanuel Macron, será empossado domingo em Paris, quando a equipe do COI começar a trabalhar. Candidatos olímpicos precisam de apoio federal para operações de segurança. Macron assumirá o cargo de François Hollande, cujo forte apoio para a oferta de Paris incluiu viajar para encontrar Bach em Lausanne, na Suíça.

A eleição de Macron poupou funcionários de Paris de perguntas sobre como uma presidência de extrema-direita de Marine Le Pen poderia jogar com o COI. Seu grupo global de membros inclui um da Síria, que é alvo de uma proibição de viajar de países de maioria muçulmana pelo presidente Donald Trump.

Ainda assim, as cidades candidatas dependem mais de prefeitos do que de presidentes estaduais, e Paris colocou a líder cívica Anne Hidalgo no centro de sua campanha.

Em termos políticos, Baumann observou que as duas propostas vêm de países que são organizados de maneira diferente em termos de esportes. Ele apontou sua experiência em eventos nos Estados Unidos e na França como secretário-geral da FIBA.

"Isso não diminui de forma alguma uma oferta versus a outra, é apenas diferente", disse a autoridade suíça. "Essa diferença é algo que também a sociedade do COI precisa entender."

Cerca de 88 dos atuais 95 membros do COI têm o direito de escolher a sede de 2024 em uma votação agendada para 13 de setembro em Lima, Peru. 

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar