Últimas Notícias

De olho nos Jogos de 2024: Comissão de Avaliação do COI elogia a visão de Paris para os Jogos Olímpicos


O presidente da comissão de avaliação do COI, Patrick Baumann, elogiou a visão de Paris para os Jogos Olímpicos, enquanto encerrava uma visita de três dias à capital francesa na terça-feira (16). Baumann, no entanto, parou de dar dicas sobre se a "Cidade Luz" vai sediar os jogos em 2024, ou quatro anos mais tarde.

Como o Comitê Olímpico Internacional avalia atualmente a possibilidade de atribuir Paris e Los Angeles nos próximos dois Jogos Olímpicos em setembro, Baumann disse que ficou impressionado com o sentido da história no cerne da candidatura francesa.

Muitos marcos do centro seriam usados se Paris ganhar os jogos. As corridas de ciclismo de estrada iriam terminar no Arco do Triunfo, taekwondo e esgrima seria dentro do Grand Palais, hipismo ao lado do Castelo de Versalhes e vôlei de praia ao pé da Torre Eiffel.

"O lance de Paris pode colocar o esporte no meio dessa história", disse Baumann em entrevista coletiva. "E há também a história olímpica, com o barão Pierre de Coubertin, onde nasceram os Jogos Olímpicos modernos. Há uma ligação muito forte entre a história de Paris, a história dos Jogos Olímpicos e sua vontade de acolher os jogos novamente após os de 1924. "

O COI foi fundado em Paris em 1894 pelo francês Barão Pierre de Coubertin, ea capital francesa foi sede dos Jogos Olímpicos em 1900 e 1924. Paris falhou em tentativas de sediar os Jogos de 1992, 2008 e 2012.

Depois de três cidades retiradas da corrida olímpica, Los Angeles e Paris são os únicos dois postulantes deixados para os Jogos de 2024, que serão concedidos em setembro em uma reunião de líderes olímpicos no Peru.

Mas o COI tem quatro vice-presidentes olhando para a perspectiva de premiar os Jogos 2024 e 2028 ao mesmo tempo para garantir um cenário "win-win". Uma decisão sobre a questão provavelmente será tomada antes de uma reunião-chave em Lausanne, Suíça, em julho, quando Paris e Los Angeles terão outra oportunidade de apresentar suas propostas aos membros do COI após receberem o relatório da comissão de avaliação. A eleição da cidade anfitriã acontecerá no dia 13 de setembro em Lima, Peru. Paris deixou claro que só está interessado em sediar a edição de 2024.

"Eu nem estou pensando que não vamos ter 2024", disse Hidalgo à Associated Press quando perguntado sobre o futuro da licitação se Paris perde.

Baumann, cuja equipe visitou os locais de Los Angeles na semana passada, disse que ambas as propostas têm excelentes dossiês técnicos, mas duas visões diferentes.

"Temos duas candidaturas que não apresentam grandes riscos", afirmou. "Ambas as cidades têm uma tradição olímpica, locais prontos para usar e equipes dedicadas. Eles têm um fundo histórico e cultural totalmente diferente. As duas cidades têm uma visão diferente e os membros do COI terão que decidir entre os dois ".

Baumann também descartou as preocupações com os custos da oferta de Paris, cujo orçamento de infraestrutura foi estimado em 3 bilhões de euros, com custos operacionais de 3,2 bilhões de euros. Mas Paris ainda precisa construir um centro aquático próximo ao Stade de France, um centro de mídia e a Vila Olímpica.

"Estamos confiantes de que seu orçamento é um orçamento muito realista e se encaixam no programa que Paris 2024 quer implementar", disse Baumann.

No último dia de sua visita, membros da comissão do COI se encontraram com o presidente francês, Emmanuel Macron, que disse que iria para Lausanne. Macron pode também ir a Lima se encontrar um entalhe em sua agenda.

"Claramente, o Estado está totalmente atrás da oferta", disse o líder da candidatura de Paris, Tony Estanguet. "Emmanuel Macron está pessoalmente comprometido, seguindo os passos de François Hollande."

Foto: AP



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar