Últimas Notícias

Conselho do Jogos do Pacífico confirma desistência de Tonga de sediar o evento em 2019

O Conselho de Jogos do Pacífico (PGC) confirmou ter recebido uma notificação do governo de Tonga, com o presidente Vidhya Lakhan reconhecendo que era uma "decisão extremamente decepcionante e confusa" de desistir de sediar os Jogos do Pacifico de 2019.

Aparentemente, Tonga desistiu de sediar o evento com medo de uma futura crise econômica. No entando, o PGC confirmou que só recebeu a notificação da desistência de Tonga em sediar o evento na quarta-feira.

A organização alegou que "não foram consultadas nesta decisão e nenhuma tentativa foi feita para buscar a assistência do PGC para resolver as preocupações financeiras do governo com relação à realização dos Jogos".

"Esta é uma decisão extremamente decepcionante e confusa que rouba a juventude de Tonga e suas gerações futuras da oportunidade dourada de receber facilidade para entrar no esporte e a possibilidade de desenvolver sua capacidade de recursos humanos por estar envolvida no evento, "Acrescentou Lakhan.

"Os cidadãos e as empresas de Tonga também perderão as muitas oportunidades vitais de emprego e comércio associadas ao aumento da atividade econômica em torno dos Jogos".

O ministro do governo, Hon Pohiva Tu'ionetoa, fez o anúncio em uma conferência na quarta-feira, com a declaração confirmando que a desistência era pelo medo do país quebrar futuramente.

"Nos últimos dois anos, a determinação do Governo e os esforços para mobilizar recursos financeiros para financiar os preparativos para os Jogos tem sido um enorme desafio"

"Se Tonga continuasse  a sua jornada para sediar os Jogos do Pacífico, o governo ficaria preocupado que isso colocaria em risco a economia tonganesa e desviaria a estabilidade macroeconômica de Tonga e sua capacidade de entregar suas prioridades nacionais.

"Mesmo que o Governo não possa cumprir a sua obrigação de acolher os Jogos nesta fase crítica, dedicará os seus esforços ao reforço das infra-estruturas e ao desenvolvimento do esporte no país, de modo que possa sediar os Jogos no futuro".

A desistência de Tonga gerou uma possível especulação de que Fiji ou Papua Nova-Guiné possam sediar o evento.

Foto:Facebook

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar