Últimas Notícias

Comitê Olímpico do Quênia tem eleições canceladas de última hora


As eleições do Comitê Olímpico do Quênia (NOCK), em que deveriam acontecer manhã desta sexta-feira (5), foram canceladas depois que uma das federações esportivas impedidas de votar obteve uma ordem judicial.

Paul Tergat foi eleito sem oposição como novo chefe do atribulado Comitê Olímpico Nacional do Quênia depois que o atual Kip Keino, que esteve no comando por quase 20 anos, não conseguiu obter uma indicação.

As eleições foram suspensas depois que a federação de taekwondo, cujos funcionários foram impedidos de se apresentar como candidatos ou votar, foi ao tribunal. As eleições estão sendo supervisionadas pelo "Centro para a Democracia Multipartidária no Quênia", que impediu Stephen Arap Soi e dois de seus colegas do Taekwondo do Quênia.

Soi é um dos quatro funcionários do Quênia que enfrentam acusações de roubo em um escândalo por falta de dinheiro e equipamentos nos Jogos Olímpicos do ano passado, onde ele era o chefe de missão do Quênia. No entanto, as acusações criminais não foram o motivo da sua exclusão. Os superintendentes das eleições disseram que as batalhas internas sobre a liderança da federação de taekwondo significavam que não podiam votar. A federação ciclista do Quênia também não foi autorizada a participar nas eleições.

O esporte queniano está buscando eleger uma liderança inteiramente nova depois que o comitê olímpico foi envolvido em um escândalo sobre o sumiço de grandes quantidades de kits fornecido para a equipe pelo patrocinador Nike para os Jogos do Rio de Janeiro. Um relatório também alegou que mais de 800 mil dólares destinados a financiar a estadia dos atletas do Quênia no Rio desapareceu.

Soi, dois ex-vice-presidentes do NOCK e o ex-secretário-geral foram acusados ​​de roubo de equipamento. Eles se declararam inocentes das acusações e estão sob fiança.

O Comitê Olímpico Internacional pressionou o Quênia para reformar, forçando-a a adotar uma nova constituição com o objetivo de melhorar a governança e realizar eleições. O COI parou de enviar dinheiro ao NOCK até que as eleições sejam realizadas.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar