Últimas Notícias

Brasil conquista três ouros na etapa da Itália da Copa do Mundo de Paraciclismo

O Brasil conquistou três medalhas, sendo dois ouros, na etapa de Maniago (ITA) da Copa do Mundo de Paraciclismo, encerrada no domingo (14).

Na sexta-feira (12) Lauro Chaman, que compete na categoria MC5, conquistou a medalha de ouro na prova contrarrelógio individual. Atual medalhista de prata na prova de contrarrelógio da Rio 2016, Lauro entrou na disputa como um dos grandes favoritos. O percurso de 24 km contou com um terreno bastante molhado devido à chuva, mas nada segurou a motivação do brasileiro que completou a prova em 30min43s para garantir a medalha de ouro.

“É sempre gratificante colocar o Brasil no topo do pódio. O contrarrelógio é uma prova que eu gosto muito e consigo me adaptar bem. Estou feliz com o resultado, principalmente porque a pista estava bastante molhada e escorregadia, então terminar na primeira colocação sem nenhum acidente foi ótimo”, declarou Lauro Chaman.

Outro destaque da equipe brasileira foi a atleta Jady Malavazzi, que alcançou a quarta colocação na categoria handbike (WH3). A vitória ficou com a italiana Francesca Porcellato, seguida pela americana Alicia Dana e a eslovaca Anna Oroszova.

A seleção ainda contou com Soelito Gohr na 15ª colocação da categoria MC5; Ulisses Leal na 19ª colocação da Handbike (MH4) e Luciano Rosa e Edson Resende (Piloto) na 19ª colocação da categoria Tandem masculino. As disputas da primeira etapa da Copa do Mundo seguem neste final de semana com as provas de resistência.

No sábado (13),  Malavazzi conquistou a medalha de prata na prova de resistência. A brasileira percorreu 49,7 km em um ritmo forte, sempre entre as primeiras colocadas, e completou a prova em 1h39min22s, superando no sprint final a italiana atual campeã mundial Francesca Porcellato que fez 1h39min23s. A medalha de ouro ficou com a americana Alicia Dana, que marcou 1h31min36s.

“Hoje (sábado) foi uma prova realmente de resistência. O percurso era bastante exigente e o ritmo foi forte desde a largada, mas estou feliz com a medalha de prata. Acredito que é mais um passo positivo e motivador para ajudar a alavancar o nosso esporte. Agradeço a toda a torcida, meus patrocinadores, e também a CBC e o CPB pela oportunidade de representar a seleção”, declarou Jady.

O paratleta Ulisses Leal, da categoria Handbike H4, também competiu neste sábado e conquistou a 14ª colocação. A vitória ficou com o holandês Jetze Plat, seguido pelo polonês Rafal Wilk e o belga Jonas Van de Steene.

Já no domingo (14) Chaman voltou ao pódio comemorando a medalha de prata conquistada na prova de resistência. “Fiquei muito feliz com o resultado e gostaria de compartilhar essa conquista com toda a torcida brasileira. Hoje eu e o Soelito fizemos um ótimo trabalho em equipe e por muito pouco não consegui a medalha de ouro. Mas o grupo está forte e vamos seguir motivados para a segunda etapa”, destacou Lauro.

Depois de algumas tentativas de fuga, Lauro e outros quatro ciclistas conseguiram se destacar dos adversários e levaram a decisão para o Sprint final. A vitória ficou com o francês Dorian Foulon, seguido por Lauro Chaman e o italiano Andrea Tarlão, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Soelito Gohr completou na 15ª colocação.

Na categoria Tandem, a dupla formada por Luciano Rosa e Edson Resende (Piloto) não completaram a prova. Os holandeses Vicent Ter Schure e Timo Fransen (Piloto) conquistaram a primeira colocação.

Com a medalha de prata, Chaman assumiu a liderança geral da Copa do Mundo na Classe C5. A segunda etapa acontece entre os dias 18 e 21 de maio, na cidade de Ostend, na Bélgica.

Foto: CBC


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar