Últimas Notícias

Rússia faz poucos progressos para voltar ao atletismo diz IAAF

A falta de progresso da Rússia na limpeza do doping e na introdução de um regime de testes satisfatórios continua a impedir o retorno do país ao atletismo, disse a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) na quinta-feira.

A IAAF também criticou de forma veemente a Rússia por Yelena Isinbayeva ser a chefe da agência antidoping do país.

"É difícil ver como isso ajuda a alcançar a mudança desejada na cultura da Rússia de doping no atletismo, ou como ela ajuda a promover um ambiente aberto para whistleblowers russo", disse Rune Andersen em seu relatório para o Conselho da IAAF .

Isinbayeva criticou várias vezes a Agência Mundial Antidoping dizendo que as investigações anti-doping eram um complô contra a Rússia e que um líder denunciante fosse banido por toda a vida.Duas vezes campeã Olímpica e recordista mundial do salto com vara, Yelena Isinbayeva não disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016 por conta da proibição da equipe de atletismo da Rússia.

"Não há nenhuma razão para que melhores progressos não tenham sido feitos", disse o presidente da IAAF, Sebastian Coe, "A RUSAF (Federação Russa de Campo e Pista) não deve estar iludida de que vamos nos ater a isso. Os critérios são sérios e serão seguidos. "

De acordo com Coe as regras não estão sendo seguidas pela Rússia que insiste que a IAAF não dará moleza a Rússia.

"Há testes, mas ainda é muito limitado", disse Coe. "O comitê investigativo russo ainda se recusa a entregar amostras de passaporte biológico de atletas para testes independentes de laboratórios, ainda temos atletas em cidades fechadas que são difíceis ou impossíveis de obter, o emprego contínuo de treinadores de um sistema contaminado, e tem o treinador da RUSAF efetivamente se recusando a assinar seu próprio compromisso de limpar o atletismo ".

A IAAF está permitindo que atletas russos limpos disputem competições como atletas neutros enquanto o país segue proibido de disputar competições da IAAF.

Os atletas ainda estão "sujeitos à aceitação de suas inscrições por organizadores de reuniões individuais", como a Diamond League, disse a IAAF. O circuito de 14 etapas será inaugurado em 5 de maio em Doha, no Catar.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar