Últimas Notícias

Quenianos vencem a maratona de Boston

Geoffrey Kirui venceu a 121ª Maratona de Boston na segunda-feira (17) com boa vantagem sobre Galen Rupp dos EUA, essa foi a primeira vitória do Quênia em 5 anos.Edna Kiplagat venceu no feminino para completar a festa queniana em Boston.

O destaque ficou por conta dos norte-americanos que tiveram bons desempenhos tanto no masculino quanto no feminino.

"É tão emocionante ver os americanos serem competitivos aqui", disse Rupp, o medalhista de bronze olímpico que estava fazendo sua estréia em Boston. "É um momento emocionante, e é impressionante ver os americanos correndo em alta e ser competitivo nestas corridas".

Kirui terminou em 2 horas, 9 minutos, 37 segundos para vencer a corrida.Rupp terminou a prova 21 segundos depois e Suguru Osako do Japão 31 segundos atrás do campeão.

"A maratona norte-americana é forte hoje", disse Abdi Abdirahman, um imigrante somali e residente de Tucson, que disputou 4 vezes a Olimpíada. "Temos homens e mulheres no pódio, então o futuro é ótimo."

Kiplagat terminou em 2:21:52 para ganhar em sua estréia em Boston, somando a vitória a dois campeonatos mundiais e vitórias em Londres, Nova York e Los Angeles.Rose Chelimo do Bahrein foi a segunda colocada 59 segundos atrás da campeã.

A norte-americana Jordan Hasay ficou em terceiro lugar e Desi Linden em quarto, pela primeira vez desde 1991 que duas mulheres dos EUA acabaram entre as quatro primeiras.

"Estamos sempre chegando, estamos correndo cada vez mais rápido e é questão de tempo para ganharmos", afirmou Linden, vice-campeã de 2011 em 2 segundos. "Quando os americanos correrem mais rápido vai ser grande negócio"

O Quênia tinha vencido entre os homens ou as mulheres desde 1991 antes de ficar fora em 2014 e ano passado, mas a Etiópia havia superado seus vizinhos nos últimos africanos inclusive vencendo em ambos os sexos no ano passado.Em dezembro Rita Jeptoo perdeu seu título de 2014 por doping e Buzunesh Deba da Etiópia herdou o título.

Para Kirui, mesmo quando ele estava correndo distâncias mais curtas, ele estava de olho em Boston.

"Na minha mente, eu tinha certeza de que um dia eu iria ganhar esta corrida", disse Kirui, 25, que estava correndo apenas sua terceira maratona. "Para vir aqui para Boston, eu sabia que ia enfrentar meus colegas que correram muitas vezes aqui ... Eu sabia que desafiaria alguns dos campeões que estiveram competindo aqui."

Foto:AP
Edna Kiplagat

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar