Últimas Notícias

Presidente da UK Athletics critica foco da Grã Bretanha investir mais em esportes que tragam medalhas

A UK Sport, entidade de financiamento do esporte na Grã-Bretanha, atribui dinheiro aos órgãos do governo de acordo com o potencial de medalhas porém Warner acredita que deveria ser levado em conta também o fator de como um esporte pode inspirar as pessoas a serem mais ativas.

"Há muito de uma cultura de vencedores de medalhas e não ganhadores de medalhas, que é insalubre e não fala bem para nós como uma sociedade desportiva", disse ele.

Adrian Christy,diretor geral da Badminton Inglaterra,compartilha da mesma opinião de Warner,Christy acredita também que os esportes considerados improváveis ganhador de medalhas foram "deixados de lado".

O Badminton foi um dos esportes que perdeu todo o financiamento público para Tóquio 2020,juntamente com Tiro com Arco,Esgrima,Levantamento de Peso e Rugby em Cadeira de Rodas.

"Nós temos um sistema de financiamento no nível de esporte de elite, onde não há nenhum tipo de rede de segurança.Se você é um clube de futebol da Premier League rebaixado, você é deixado de lado, mas tem um bom valor a receber", disse Christy.

"Nós somos jogados fora da borda e à esquerda para fazer uma de duas coisas - nós quebramos e queimamos ou temos que encontrar nossa própria maneira de saltar para trás."

A Rio 2016 foi o melhor desempenho fora de casa da Grã-Bretanha em Jogos Olímpicos e Paralímpicos,totalizando 214 medalhas.

No entanto o financiamento tem sido questionado após várias acusações de intimidação no esporte de elite,com alguns afirmando que criaram um win-at-all-costs à custa do bem-estar do atleta.

As mais notáveis ​​foram as alegações de uma cultura de intimidação no British Cycling, que teve grande sucesso nas medalhas nos últimos Jogos, enquanto novas declarações envolvendo a British Canoeing surgiram na sexta-feira.

"Precisamos de um debate sobre o valor de uma medalha extra marginal, entre as muitas vitórias na Grã-Bretanha, versus a capacidade de financiar um esporte como o basquete, que é extremamente importante internacionalmente e poderia ter um enorme valor de participação", disse Warner , Que está deixando o cargo este ano após uma década no comando."

"Pós Londres 2012 o basquete foi um dos grandes prejudicados,este é um esporte urbano e jogado por muitas pessoas de origem humilde"

"Devemos fazer tudo o que pudermos para conseguir uma equipe britânica de volta às Olimpíadas para o efeito inspirador que simplesmente teria para os jovens no esporte."

No entanto, falando na mesma conferência, o executivo-chefe da Associação Olímpica Britânica Bill Sweeney disse que qualquer debate não deve perder de vista a importância de ganhar medalhas.

"A última coisa que queremos é passar pelos vários assuntos de governança, assinalar todas as caixas e acabar com um sistema tão limpo, onde as pessoas têm medo de desafiar um atleta e saímos de Tóquio em nono no quadro de medalhas, " ele disse.

Foto:Getty Images

Team GB heroes return from Rio 2016

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar