Últimas Notícias

Paul Tergat recebe apoio para concorrer a presidência do comitê olímpico do Quênia

Duas vezes medalhista de Prata em Jogos Olímpicos, o corrdor Paul Tergat ganhou o apoio das mais importantes federações esportivas do Quênia na terça-feira (4) em sua tentativa de se tornar presidente do comitê olímpico do país.

As federações de futebol,atletismo e rugby assim como federações de outros esportes anunciaram apoio a Tergat quando ele lançou sua campanha para presidência do comitê olímpico nacional.

Tergat,ex-maratonista recordista mundial e cinco vezes campeão mundial de cross-country atualmente é membro do comitê olímpico internacional.Ele vai desafiar o atual presidente do comitê nacional Kip Keino na eleição em 5 de maio.

Sob o comando de Keino, o NOCK tem estado em tumulto desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado,com funcionários acusados de roubo depois que dinheiro e equipamentos esportivos desapareceram.O escândalo do Quênia durante a Olimpíada mandaram também dois treinadores de volta pra casa,sendo que um deles foi acusado de doping no país e o outro de se tornar um atleta para ter acesso a Vila Olímpica.

Os eventos acontecidos no Rio resultou na demissão temporária do ministro dos esportes.O COI também exigiu que o NOCK promulgasse uma série de reformas e realizasse novas reformas,coisas na qual Keino se recusou a fazer no início,colocando o país em perigo de ser proibido de disputar as Olimpíadas.

A liderança do NOCK recuou e adotou uma nova constituição no mês passado.

Keino, de 77 anos, pioneiro no atletismo do Quênia, depois de ganhar ouro nos 1.500 metros nos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México, está no comando da NOCK há mais de uma década.

Tergat disse que era hora de uma cara nova no NOC do país.

"O esporte está mudando ao longo do dia com novas tecnologias e avanços", disse Tergat nesta terça-feira, deixando de criticar diretamente a liderança de Keino. "Com essas mudanças, acredito que o tempo chegou para um jovem e dinâmico queniano trazer novas idéias para assumir o cargo e lidar com essas mudanças rápidas".

Tergat anunciou que Catherine Ndereba duas vezes campeã do mundo na maratona,fará parte de sua equipe e é candidata a ser representante dos atletas no NOCK e membro do comitê executivo.




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar