Últimas Notícias

Mais 3 medalhas olímpicas foram retiradas em retestes de doping do COI


Dois lutadores e um halterofilista perderam suas medalhas olímpicas após os retestes antidoping realizados pelo COI acusarem esteróides anabolizantes.

O lutador uzbeque Artur Taymazov, que venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, e o lutador ucraniano Vasyl Fedoryshyn, que ganhou prata, receberam ordens para devolver suas medalhas, informou o Comitê Olímpico Internacional em um comunicado.

A russa Svetlana Tzarukaeva ganhou a medalha de prata nos Jogos de Londres 2012 também recebeu ordem a devolver a sua medalha. Sua desqualificação deixa a levantadora canadense Christine Girard na linha para passar do bronze para a medalha de ouro, já que a vencedora original, Maiya Maneza, do Cazaquistão, foi desqualificada no ano passado por doping.

O COI, que armazena amostras de doping há 10 anos, reanalisou mais de 1.000 amostras de Pequim e Londres com técnicas melhoradas que podem detectar o uso de esteróides em semanas e meses, em vez de dias. Um total de 65 sanções foram agora impostas aos atletas olímpicos dos Jogos de Pequim devido a repetições, disse o COI. Cinco desses casos foram em 2009 e 59 em reanálise no ano passado. Dessas 65 sanções, 40 envolvem medalhas que foram ou serão provavelmente reatribuídas.

O total é de 45 sanções e 20 medalhas para os atletas nos Jogos Olímpicos de Londres, incluindo quatro russos que foram alvo mais tarde como resultado de uma investigação pelo investigador da Agência Mundial Antidoping, Richard McLaren que descobriu um programa de doping apoiado pelo estado.

Os três casos mais recentes envolveram turinabol, o esteróide mais conhecido pelo programa de doping da Alemanha Oriental nos anos 70 e 80. Taymazov também testou positivo para stanozolol, usado pelo atleta canadense Ben Johnson nas Olimpíadas de 1988.

Taymazov venceu o ouro em Pequim na categoria até 120 kg de luta livre, batendo Bakhtiyar Akhmedov, da Rússia, na final. Fedoryshyn ganhou a medalha de prata na classe de luta livre até 60 quilos, onde perdeu a final para o russo Mavlet Batirov. Em Londres, Tzarukaeva ficou em segundo lugar na categoria feminina de peso até 63 quilos.

Foto: Divulgação




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar