Últimas Notícias

ITTF divulga novo modelo de Ranking Mundial para 2018

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou nessa segunda-feira (27) que haverá mudanças no sistema de avaliação do Ranking Mundial. As alterações serão feitas com o objetivo de simplificar ainda mais o modelo e deixar mais claro os métodos de pontos usados para atualização da lista.

A ITTF divulgou que diferente do sistema atual - em que é levado em consideração os resultados de cada um contra os oponentes - o novo ranking terá como critério principal a rodada alcançada por cada atleta em um torneio.

De acordo com a Federação Internacional, o novo Ranking Mundial vai ser introduzido, principalmente, para facilitar a compreensão dos cálculos envolvidos e, além disso, a lista vai incluir um sistema de pontos claros para eventos e categorias por idade.

O ranking, que será colocado em prática no dia 1º de janeiro de 2018, será um incentivo também para uma maior participação dos atletas em eventos ITTF. A lista será positiva para uma maior visibilidade dos atletas e será um reflexo do presente e do passado do mesatenista.

Caso o novo Ranking estivesse em vigor em março desse ano, Hugo Calderano - brasileiro melhor ranqueado - estaria na 22ª colocação com 6720 pontos. Na lista atual, ele está em 23º com 2469 pontos.

Confira abaixo algumas das características do novo Ranking Mundial da ITTF:
Vão ser atribuídos pontos para todos os Campeonatos Mundiais, Jogos Olímpicos, eventos sancionados e os reconhecidos pela ITTF. Esses eventos são automaticamente registrados no calendário e no ranking da ITTF.
- Uma tabela de pontos será atribuída para cada categoria de torneio (Adulto, Sub-21, Juvenil e Infantil).
- Em torneios individuais, pontos serão dados com base na posição do atleta nas fases mata-mata, qualificatória eliminatória e fase de grupos qualificatória (exceto em Campeonatos Mundiais, Jogos poliesportivos, regionais e outros Jogos).
- Em torneios por equipes, pontos serão distribuídos de acordo com os jogos individuais em um embate por equipes em um evento sancionado pela ITTF ou Jogos Olímpicos.
- Nas duplas, uma nova tabela de pontos será usada.
- Pontos não serão perdidos caso um atleta que tenha um ranking maior perca para um mesatenista que esteja abaixo dele no ranking.
- Os pontos serão concedidos separadamente para cada categoria de idade e, assim, um gráfico de classificação diferente será publicado a cada mês.
- Atletas que estejam machucados (as), doentes ou grávidas e que fiquem por um período mínimo de seis meses sem jogar podem se candidatar ao "Seeding Especial".
- Jogadores que não tenhamregistrado resultados internacionais por um período de 12 meses estará excluído do Ranking Mundial.
- O Ranking será divulgado a cada mês, ao mais tardar no sexto dia do respectivo mês.

Foto: ITTF




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar