Últimas Notícias

Governo Britânico confirma interesse em sediar os Jogos da Commonwealth de 2022

O governo do Reino Unido está convidando as cidades interessadas em sediar os Jogos da Commonwealth de 2022 a estabelecerem planos para a realização do evento, anunciou hoje a Secretária da Cultura, Karen Bradley.

O governo pretende trabalhar com as cidades interessadas e as associações de jogos relevantes da Commonwealth em uma avaliação detalhada se uma cidade britânica pode intervir para sediar em 2022 depois que foi anunciado no mês passado que a cidade sul-africana Durban não pode mais realizar o evento.

Alguma forma de apoio governamental foi um dos principais requisitos solicitados pela Commonwealth Games Federation (CGF) quando eles reabriram o processo de licitação no mês passado.

A CGF fixou o prazo de até 28/04 para propostas de licitação e o ministro dos esportes Tracey Crouch escreveu para a CGF sobre o interesse do Reino Unido em sediar o evento.

A declaração do Departamento para a Cultura, Mídia e Desporto (DCMS) em Londres deixa o Reino Unido como os favoritos claros para sediar o evento em 2022, um ano que coincide com o aniversário de Platina da Rainha.

Liverpool já formou um comitê para candidatura de 2022 e uma oferta de Birmingham também pode ser feita.Manchester e Londres também podem ofertar para os Jogos.

O DCMS revelou que antes de apoiar qualquer oferta que iria olhar para uma série de fatores entre eles o custo-benefício.

"Hospedar os Jogos da Commonwealth em 2022 poderia dar-nos uma oportunidade de intensificar e mostrar o melhor da Grã-Bretanha como uma nação de aparência externa que está confiante no cenário mundial", disse Bradley.

"Então é justo que nós olhemos para o potencial para hospedar um dos maiores eventos esportivos do mundo em casa."

"A Grã-Bretanha tem uma vasta experiência na realização de grandes eventos esportivos, inspirando as pessoas a se envolverem no esporte e ajudando a aumentar nossa economia."

"O povo britânico abraçar esses eventos e sempre dar uma calorosa recepção ao mundo."

"Eu gostaria de verificar as cidades a considerar se eles têm o desejo e a capacidade de encenar os Jogos em 2022 como eles poderiam trazer benefícios não apenas para a sua cidade, mas em todo o país".

Postando no Twitter, Liverpool 2022 disse: "Estamos muito satisfeitos que @DCMS tenha formalmente iniciado o processo para considerar a candidatura do #UK para sediar o 2022 #CommonwealthGames # Liverpool22".

Em um tweet separado, eles acrescentaram: "Nos próximos meses estaremos revelando uma visão audaciosa e inovadora para os Jogos na vibrante e acolhedora cidade de Liverpool #Liverpool22".

O Birmingham Commonwealth Games Bid Company lançou sua campanha após a revisão de um estudo de viabilidade produzido por consultores de origem porém esse estudo ficará em segredo no momento.

Decidiu que seria no "melhor interesse de Birmingham e da região mais ampla" para apresentar uma proposta para a fase do evento.

O estudo fará parte de um relatório na semana que vem.


"Temos agora a confirmação de nossos consultores de que uma candidatura de Birmingham para os Jogos da Commonwealth teria uma forte chance de sucesso", disse o conselheiro Ian Ward, presidente da Birmingham Commonwealth Games Bid Company.

"Dado o anúncio de hoje de que o governo quer ouvir de cidades interessadas em hospedar os Jogos de 2022, estamos deixando claro que temos interesse em ser considerados para o privilégio.

"O estudo de viabilidade, se aprovado pela Câmara Municipal como esperado, nos coloca em posição privilegiada para fazer exatamente isso."

Crouch afirmou que o público britânico ficou entusiasmado com os grandes eventos que estão sendo realizados no país.

"Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012 e os Jogos da Commonwealth de Glasgow 2014 mostraram o apetite eo entusiasmo que o povo britânico tem por apoiar os grandes eventos desportivos", disse ela.

"Agora que a Federação de Jogos da Commonwealth precisa encontrar um novo anfitrião para 2022, queremos ouvir de cidades interessadas em repetir os triunfos de Londres, Glasgow e Manchester antes dele em 2002.

"Vamos então ponderar se o Reino Unido deve intervir para hospedar, olhando para as oportunidades para promover a Grã-Bretanha Global e entregar um legado duradouro de bom valor para os contribuintes".

As cidades que estiverem interessadas em sediar receberão pacotes de avaliação detalhados do governo que terão que completar e seus planos serão marcados uns contra os outros no que foi descrito como um "processo de concorrência justa e transparente".

A partir disso o Reino Unido irá decidir se apresenta ou não uma proposta para os Jogos.

O governo britânico disse que vai avaliar também candidaturas conjuntas.

A CGE espera escolher qual cidade irá se candidatar em 9 de maio.

"Este país é um dos melhores do mundo na realização de grandes eventos esportivos", disse o presidente-executivo da CGE, Paul Blanchard.

"Temos uma relação forte e positiva com o governo do Reino Unido e com as principais partes interessadas, incluindo o Sport England e o UK Sport."

"Estamos ansiosos para trabalhar com todas as partes relevantes neste processo."

Adelaide, Melbourne, Perth e Sydney na Austrália também levantaram a hipótese de que podem estar interessados.

Outros candidatos são Toronto no Canadá,Kuala Lampur na Malásia e Singapura.

Até agora nenhuma cidade foi além de expressar interesse pelo evento, apesar do convite da CGF para que todos os países fizessem suas propostas de candidatura.

Espera-se que a cidade sede seja anunciada no meio do ano durante o verão na Europa.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar