Últimas Notícias

FIBA celebra momento histórico de homens assistindo basquete feminino no Irã

O secretário-geral da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), Patrick Baumann, saudou um "momento histórico para o esporte feminino no Irã" depois que os homens tiveram permissão para assistir um jogo feminino em Teerã.

Essa foi a primeira vez que os homens tiveram permissão para assistir um esporte feminino no país.

O concurso de exposições entre a Gaz e a Koosha Sepehr também deu à FIBA ​​a oportunidade de supervisionar um evento no qual as jogadoras usavam hijabs antes de considerarem uma proposta que permita que o traje seja usado durante todos os jogos no próximo mês.

O órgão do governo mundial foi representado por Lubomir Kotleba, um "conselheiro" do secretário-geral.

Ele participou ao lado de Mahmoud Mashhoun e Ali Towfigh, o respectivo Presidente e Secretário Geral da Federação de Basquete da República Islâmica do Irã.

"Este é um momento histórico para o esporte feminino no Irã", acrescentou Baumann, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), que também é presidente da SportAccord, em comunicado publicado no site da FIBA.

"Gostaria de agradecer à Federação e às autoridades iranianas por terem realizado este evento sem precedentes".

Nos últimos anos, tem havido pressão feroz do mundo muçulmano para a FIBA mudar sua política do uso do hijab, coisa que piorou em 2014 quando o Qatar se retirou dos Jogos Asiáticos após não utilizar o hijab.

Os hijabs estão atualmente fora da lei por motivos de segurança.

O artigo 4.4.2 do regulamento da FIBA ​​estabelece que "os(as) jogadores(as) não devem usar equipamentos [objetos] que possam causar lesões a outros(as) jogadores(as)".

Mas uma proposta de mudança de regras elaborada pela Comissão Técnica da FIBA ​​deve ser considerada no Congresso de Médio Prazo do próximo mês, marcado para 4 e 5 de maio em Hong Kong.

Uma petição do jogador líbio-britânico Ezdihar Abdulmula pedindo que os hijabs sejam permitidos até agora ganhou 132.399 assinaturas.

"Gostaria de agradecer à FIBA ​​por esta oportunidade e por nos apoiar durante todos esses anos", disse Mashoun, também citado no site da FIBA.

"É um dia histórico não apenas para o Irã, mas para todo o mundo muçulmano."

"Temos esperança de que a FIBA ​​venha com uma decisão positiva sobre a questão do hijab."

O Irã tem evoluído no basquete masculino sendo atualmente a seleção número 25 no ranking da FIBA.

A equipe feminina terminou em quarto lugar no Campeonato Asiático de 1974, mas não competiu internacionalmente desde a Revolução Islâmica cinco anos depois, no entanto atualmente o basquete feminino tem crescido também com equipes femininas sendo aprovadas.

O Irã também enfrentou uma enorme oposição por sua suposta perseguição aos direitos das mulheres em diferentes esportes.

Isto tem sido particularmente forte no voleibol depois de uma lei que restringe o acesso das mulheres foi introduzida como uma extensão de uma política semelhante no futebol em 2012, a lei condenou inclusive a iraniana-britânica Ghoncheh Ghavami por ter assistido um jogo da Liga Mundial em 2014.

Ghavami, presa por "propaganda contra o regime", passou 151 dias na prisão de Evin antes de ser liberada e as acusações não foram adiante.

A Federação Internacional de Voleibol tem se mostrado incapaz de suspender a proibição, mas teve algum sucesso em negociar o levantamento temporário da proibição, a fim de realizar um evento vôlei de praia masculino em Kish Island.

A ativista belga-iraniana dos direitos humanos Darya Safai exigiu na semana passada uma punição por uma política que descreveu como um "apartheid sexual intolerável".

"Queremos dizer ao COI e aos organismos desportivos internacionais que devem por fim à discriminação e à segregação que as mulheres enfrentam no esporte, para não dizer nada é condescendente", disse ela à Agence France-Presse quando faz campanha fora da Torre Eiffel .

Ela teria revelado um banner que dizia: "Paris 2024 Contra o Apartheid Sexual - Boicote à Arábia Saudita e ao Irã".

Foto:FIBA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar