Últimas Notícias

Comandado por Isaquias Queiróz, Brasil é campeão do Sul-Americano de Canoagem Sprint

A Seleção Brasileira de Canoagem Sprint e Paracanoagem sagrou-se campeão geral no Campeonato Sul-americano das modalidades, encerrado no domingo (23) em Paipa, na Colômbia, confirmando sua hegemonia na América do Sul e se consagrando campeã geral, seguida da Argentina e da Colômbia. 

No total foram 54 medalhas, sendo 32 de ouro, 14 de prata e oito de bronze, incluindo Junior e Paracanoagem.

Na sexta-feira (21) a primeira prova do dia, no K4 1000m masculino Junior, o Brasil conquistou o ouro com os atletas Vitor Navarro, Matheus Moia, Marcos Scolaro e Willian Silva. Seguidos dos seus principais adversários a Argentina e o Uruguai, respectivamente.  Já no feminino o Brasil ficou com o bronze na prova, ficando atrás da Argentina e do Chile. O barco brasileiro era formado pelas canoístas Emilly Schellworth, Silvia Portela, Débora Garcia e Isadora Ribeiro.

No K1 1000m masculino Sênior, o atleta Vagner Souta cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido dos atletas Nelson Sallete, da Argentina e de Luis Garcia, Colômbia.  Nada categoria Sub23, o Brasil conquistou duas medalhas, no feminino a atleta Bruna Domingues ficou com o ouro e no masculino Gilmar Junior ficou com a prata. E na sub 23 o atleta Victor Navarro conquistou mais uma prata.

Nas disputas de K2 a equipe sênior do Brasil conquistou o ouro no masculino com Roberto Maehler e Celso Dias e o bronze com Ana Paula Vergutz e Bruna Domingues. Na categoria Junior conquistou mais um bronze com os canoístas Vitor Navarro e Matheus Moia.

Os atletas Vagner Souta, Roberto Maehler, Edson Silva e Celso Dias, do caiaque fecharam o dia com mais um ouro para o Brasil, no K4 1000m masculino. Para o técnico Rui Fernandes o resultado foi dentro do esperado, “o saldo é positivo, alguns barcos não alcançaram o esperado, mas no geral foi muito bom. Os atletas estão sentindo um pouco a altitude, mas a competição está sendo bem disputada”.

A primeira participação da canoa brasileira foi com o atleta Isaquias Queiroz, na prova C1 1000 m Sênior e ele garantiu mais um ouro para o país, deixando os atletas Sergio Diaz e Alejandro Rodrigues, ambos da Colômbia com a prata e o bronze. “A prova foi legal, acho que a nossa dificuldade é a altitude que pega bastante, vamos esperar agora as próximas provas de 500m e 200m para ver se consigo levar as três medalhas de ouro para o Brasil, e torcer pelos outros brasileiros, para sairmos campeões por equipe”, comentou o canoísta.
   
No C2 entraram na água a dupla Erlon Santos e Maico Ferreira, na categoria Sênior, e Savio Vieira e Helton Silva, na categoria Junior, as duas duplas conquistaram a prata.

No sábado (22) As competições iniciaram com K4 Masculino Junior e o Brasil conquistou o primeiro ouro do dia com os atletas Vitor Navarro, Matheus Moia, Marcos Scolaro e William Silva; seguidos do Uruguai e da Argentina. No Feminino as atletas Emilly Schellworth, Silvia Portella, Débora Garcia e Isadora Ribeiro ficaram mais uma vez com o bronze, as vencedoras foram as argentinas seguidas das chilenas. Na disputa da categoria Sênior a equipe composta pelos atletas Vagner Souta, Roberto Maehler, Edson Silva e Celso dias levou mais um ouro. 

No K1 Sênior masculino o lugar mais alto do pódio ficou com Vagner Souta que fechou a prova com o tempo de 1:42:84, a prata ficou com a Argentina e o bronze com o Uruguai. Com esta medalha o atleta Vagner Souta já somou até aqui quatro medalhas de ouro “Estou feliz com meus resultados, competição está muito boa e as medalhas são frutos do nosso treinamento.” Na categoria Junior Matheus Moia conquistou a prata ficando atrás da Argentina e na frente da Colômbia. No Feminino Sub-23 a canoísta Bruna Domingues que já havia conquista um ouro na prova de 1000m, garantiu outro hoje na de 500m, seguida da atletas da Argentina e do Equador.

Nas disputas de K2 500m a equipe brasileira conquistou duas pratas. A primeira na categoria Junior com os canoístas Vitor Navarro e Marcos Scolaro, e a segunda com a dupla Roberto Maehler e Edson Silva na categoria Sênior. Nas duas provas as medalhas de ouro ficaram com a Argentina e os bronzes com o Uruguai.

Na primeira prova do dia de canoa, o C1 500 Masculino Sênior Isaquias Queiroz entrou na água e conquistou seu segundo ouro na competição, agora na prova de 500m. Em segundo lugar ficou Alejandro Rodriguez, da Colômbia, e em terceiro Michael Garcia, do Chile. Na categoria junior o desfecho foi o mesmo, o atleta atleta Jack Godmann também conquistou sua segunda medalha de ouro na competição. E na categoria sub 23, Milton Oliveira, fechou a competição do C1 masculina também com ouro.

No feminino C1 Feminino o Brasil conquistou o ouro com Valdenice Conceição, seguida das atletas do Chile e do Equador. Para ela o nível da prova vem aumentando a cada ano, mas o resultado mostra que o Brasil está no caminho certo, “Remei bem, representei bem o Brasil, senti um pouco a altitude, mas graças a Deus deu tudo certo”. 

Nas provas de C2 o Brasil conquistou mais dois ouros, na categoria Sênior com os atletas Isaquias Queiroz e Erlon Santos e na categoria Junior com os canoístas Helton Silva e Sávio Vieira. No feminino sênior a dupla Angela Silva e Andrea Oliveira conquistaram a prata, ficando atrás do Chile e na frente da Argentina. 

No último dia de disputas, no domingo (23), foram realizadas as provas de 200m e mais uma vez o Brasil dominou a maioria das provas.

Nas provas de K4 200m a equipe Junior conquistou o ouro no masculino com os atletas Vitor Navarro, Matheus Moia, Marcos Scolaro e Willian Silva. No feminino as atletas Emilly Schellworth, Silvia Portella, Debora Garcia, Isadora Ribeiro ficaram com o bronze. Na categoria Sênior o Brasil formado por Vagner Souta, Roberto Maehler, Edson Silva e Celso Dias, ficou com a prata.  O ouro ficou com a Argentina e o bronze com o Uruguai.

No K1200m o Brasil garantiu mais quatro medalhas, duas de ouro com o atleta Marcos Scolaro, na categoria Junior e com Bruna Domingues na Sub-23. “Fiquei muito feliz em fechar as competições de K1 com três ouros, meu primeiro ano de Sênior e já ter este resultado”, comentou a Bruna.

As pratas vieram com o atleta Edson Silva na categoria Sênior e com Gilmar Junior na Sub-23. Destaque para a prova de K1 Sênior que teve a presença de dois atletas olímpicos na raia: o brasileiro Edson Silva e o equatorino Cesar de Cesare. “Foi muito boa para mim (a prova). Lógico que gostaria do ouro, mas ele acabou me passando no final. Com esta prova pude ter um parâmetro do que eu cresci e do que posso mudar para o próximo ciclo”, explicou Edinho.


Paracanoagem
A equipe brasileira de Paracanoagem esteve na disputa no sábado (22) sua participação no Campeonato Sul-americano, com as provas de 200m. E conquistou seis medalhas, cinco de ouro e uma de prata.

No feminino as atletas Debora Benevides e Mari Santilli conquistaram o ouro respectivamente nas classes KL2 e KL3, e na KL1 Adriana Azevedo ficou com a prata. No masculino o aproveitamento foi 100% com a conquista de três medalhas de ouro, os atetas Caio ribeiro (KL3), Fernando Rufino (KL2) e Luiz Carlos Cardoso (KL1).

Para o atleta Fernando Rufino voltar as competições internacionais após um ano afastado por motivos de saúde é uma alegria.“ Uma emoção muito grande voltar as competições, hoje estar aqui no Sul-americano com a família da canoagem brasileira é muita alegria. E estar conquistando mais uma medalha é um orgulho, de estar honrando nossos patrocinadores e cada um que torce por mim”.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar