Últimas Notícias

Com campeã olímpica e nova geração, Brasil disputa o Pan-Americano de judô no Panamá

Com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já no passado, quase 60 judocas brasileiros estão em constante avaliação com o objetivo, desde já, de preparar uma equipe para os Jogos de  Tóquio, em 2020. Um dos testes com novos nomes será realizado no próximo fim de semana, entre os dias 28 e 30 de abril, durante o Campeonato Pan-Americano, na Cidade do Panamá.

“Esse evento será um grande laboratório de observação, para entendermos como os mais jovens se comportam sob todos os aspectos: técnico, físico, psicológico, nutricional. Eles terão profissionais os acompanhando bem de perto para nos dar um parecer que nos ajude a melhorar a performance deles”, explica o gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson.

Hoje há 42 atletas na seleção brasileira, incluindo os que competiram no Rio de Janeiro, sendo três por categoria de peso. Além deles, há um projeto paralelo em andamento com aproximadamente 15 judocas que tiveram bons resultados em mundiais pela equipe de base, mas que não conquistaram uma vaga na seleção principal. Os dois grupos deverão ser avaliados e convocados para próximas competições, de olho na renovação do time olímpico.

“Para o Pan, decidimos levar os atletas que têm experiência internacional, mas que são mais jovens. Talvez não possamos esperar o mesmo resultado que teríamos com a equipe principal. É uma competição com rivalidade e pressão muito grandes, e isso pode fazer diferença porque nossos maiores adversários, como Cuba, Estados Unidos, Canadá e Argentina, estarão com os principais atletas”, avalia Ney.

Foram convocados 18 brasileiros para o continental, número máximo permitido pela Federação Internacional de Judô. De todos eles, a única veterana é a campeã olímpica Rafaela Silva (57kg). De acordo com Ney Wilson, a convocação da medalhista de ouro no Rio-2016 tem um objetivo duplo.

“Como campeã olímpica, ela teve uma ressaca mais prolongada por ter compromissos sociais que acabam tirando o foco da área desportiva. Nós conversamos a partir de março, e agora ela está bem focada, deixando os outros projetos de lado”, explica o gestor. “O outro objetivo de tê-la em uma equipe com atletas bem jovens, de 17, 19 anos, é que ela serve como um ponto de referência, equilíbrio e experiência para transmitir aos mais novos”, completa.

Rafaela Silva, eleita a melhor atleta de 2016 no Prêmio Brasil Olímpico, e medalhista de prata no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, em março, passou pelo período de concentração com a equipe em Pindamonhangaba (SP) na última semana e afirmou o desejo de focar nos tatames. “Eu quero competir o máximo possível para voltar 100% ao meu ritmo, porque a briga pela vaga olímpica já começou”, analisa, ainda impulsionada pela conquista no Rio. “Lembrar a sensação de estar no topo de um pódio olímpico, ainda mais dentro da minha casa, é o que me motiva a querer isso novamente”, comenta.

Entre os mais novos, Stefannie Arissa Koyama (48kg) é apontada como uma das maiores promessas, tendo conquistado duas medalhas de ouro nas três competições internacionais que disputou pelo Brasil: o Grand Slam de Baku e o Grand Prix de Tbilisi. “Eu quero mais”, avisa, já sonhando com os Jogos de Tóquio. “É meu sonho. Quero ganhar lá na Olimpíada”, afirma a judoca de 21 anos.

Filha de brasileiros e com dupla nacionalidade, Koyama nasceu no Japão e pretende retornar à terra natal até terminar os estudos. “Vim em janeiro, quando estava em férias. Vou voltar em maio para o Japão e, quando terminar a minha faculdade, no ano que vem, eu volto para o Brasil e fico até 2020”, planeja a atleta, que compete na categoria ocupada até o ano passado por Sarah Menezes – neste ano, a campeã de Londres-2012 subiu para a categoria até 52kg.

O Pan-Americano vale 700 pontos no ranking para o medalhista de ouro, 490 para quem levar a prata, 350 aos medalhistas de bronze e 252 pontos para os quintos colocados.

Entre os dias 19 a 21 de maio, será a vez de a equipe mais experiente disputar o Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, que marcará o retorno da duas vezes medalhista olímpica Mayra Aguiar, a única que ainda não voltou a competir desde as Olimpíadas do Rio.

» Convocados para o Pan-Americano:

Feminino

48kg: Stefannie Koyama (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
52kg: Eleudis Valentim (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
52kg: Jéssica Pereira (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)
57kg: Tamires Crude (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)
57kg: Rafaela Silva (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)
63kg: Yanka Pascoalino (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
70kg: Millena Silva (Minas Tênis Clube/FMJ) 
78kg: Samanta Soares (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
+78kg: Beatriz Souza  (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)

Masculino

60kg: Eric Takabatake (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
66kg: Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
73kg: Eduardo Katsuhiro Barbosa (Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
73kg: Lincoln Neves (Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Campos/FPJudo)
81kg: Eduardo Yudy Santos (Esporte Clube Pinheiros/FPJudo)
90kg: Gustavo Assis (Minas Tênis Clube/FMJ) 
90kg: Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)
100kg: Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)
+100kg: Ruan Isquierdo (Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ)

Foto: Ministério do Esporte


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar