Últimas Notícias

Coluna Lógos Olympikus - Parabéns ao eterno campeão

Por Juvenal Dias

Neste domingo de Páscoa (16), o ginasta Arthur Zanetti celebrou mais um ano de vida, chegando à 27 primaveras. Uso esse espaço da coluna Lógos Olympikos como forma de homenagear este campeão olímpico e herói do esporte nacional. Não somente eu, mas toda equipe do Surto Olímpico, acreditamos que todas as formas de reconhecimento para quem tanto se esforça em representar o Brasil, levar o nome de nossa nação para competições internacionais e ainda é responsável por colocar a bandeira verde e amarela no alto do pódio diversas vezes sejam válidas e justas. Então fica aqui a saudação para o atleta.

Arthur foi convocado por Marcos Goto, coordenador técnico de Seleções de Ginástica Artística da Confederação e treinador do atleta, para fazer parte da equipe masculina que vai para as etapas de Copa do Mundo da Eslovênia e Croácia que ocorrem em maio, visando a preparação para o Campeonato Mundial, que acontece em outubro em Montreal, Canadá, e será a competição mais importante no começo do novo ciclo olímpico. Juntamente com o ginasta de São Caetano do Sul, foram chamados Francisco Barretto Júnior e Lucas Bitencourt dentre os homens e Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Thais Fidelis dentre as mulheres. Serão as primeiras competições para a seleção masculina, a feminina já estreou (e bem) na Itália, no início de abril.

As competições ganham maior importância uma vez que houve alterações no código de pontuação e nas regras de classificação para os Jogos Olímpicos, então torna-se a oportunidade ideal para se adaptar às mudanças. Além disso, para Zanetti é importante para medir seu nível de competição pós-cirurgia, perceber a força em seu ombro, característica que foi tão significativa para a conquista do ouro em Londres e prata no Rio, nas argolas. Inclusive ele declarou que está treinando elementos novos para acrescentar um grau de dificuldade maior à sua série.

Na última coluna, escrevi que dentre as modalidades que podemos ter esperanças de medalhas, a ginástica artística seria uma das mais fortes. Muito disso se deve justamente porque Arthur é um nome muito respeitado e temido dentro da categoria que compete. É tido como um dos mais consistentes e com uma série das mais difíceis dentre os competidores do aparelho. Sua principal característica é a estabilidade nos momentos de maior resistência, essencial para os jurados que avaliam as competições.

E o mais admirável é que ele treina em sua cidade natal, não precisou morar no exterior, buscar novos métodos ou treinadores estrangeiros para conquistar esse status, é a prova que muito trabalho e dedicação podem fazer um campeão olímpico e mundial. Zanetti mostra-se ainda muito determinado em ser competitivo por pelo menos até Tóquio-2020, quando terá 30 anos, tempo de vida que considera ideal para atingir o auge de sua força física.

Então, vida longa Rei (das argolas) Arthur, que essa data possa ser celebrada mais vezes, principalmente com muita saúde e disposição para continuarmos vendo-o competir em alto nível por muitos anos e ser motivo de inspiração para novas gerações de quem quer seguir por esse esporte, que se tornou um dos favoritos de se acompanhar dos brasileiros em Olimpíada.

foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar