Últimas Notícias

COI nega proteção a casos de doping da Jamaica de Pequim 2008

O COI negou que escondeu casos de doping de Pequim 2008,depois que um programa de TV alemão revelou que testes positivos de velocistas da Jamaica não foram adiante.

O documentário alemão Hajo Seppelt disse que vários atletas da ilha caribenha tinham vestígios de clenbuterol,uma substância proibida de construção muscular mas nenhum atleta foi citado pelo documentário.

Na segunda passada o COI disse também que não havia nenhum padrão de organização depois de consultar a Agência Mundial Antidoping.

"Depois de uma análise cuidadosa, a AMA informou o COI da análise padrão que o COI tinha feito e a AMA não poderia encontrar qualquer padrão significativo e consistente de abuso de clenbuterol nesses casos e que seria apropriado não levar esses casos mais adiante, "Disse o COI em um comunicado.

Os baixos níveis de clenbuterol encontrados, "abaixo de 1ng / ml", estavam no intervalo para sugerir "potenciais casos de contaminação de carne", disse o COI.

A China costuma usar clenbuterol na criação de gado para aumentar o músculo dos animais e atletas olímpicos do país foram avisados do risco de contaminação antes dos Jogos Olímpicos em 2008.

Sem nomear a Jamaica ou qualquer outro país,o COI disse que o número de atletas com clenbuterol nas amostras foi muito alto.

A Agência Mundial Antidoping citou um precedente legal quando a FIFA não processou mais de 100 testes positivos para clenbuterol da Copa do Mundo Sub-17 de 2011 que foi disputada no México,que também costuma usar drogas na agricultura.

"Reconhecemos que a questão da contaminação da carne de clenbuterol é insatisfatória", disse o diretor-geral da AMA, Olivier Niggli, em uma declaração da AMA. "Vamos continuar a investir na investigação científica para tentar resolver esta questão o mais rápido possível."

Seppelt e a rede alemã ARD tem revelado e relatado constantes casos de doping,inclusive o esquema de doping no esporte russo.

O Clenbuterol é mais conhecido como a substância que custou ao ciclista espanhol Alberto Contador o título do Tour da França de 2010. Contador afirmou que seu teste positivo foi causado por carne contaminada trazida para a França a partir de Espanha. Um tribunal para Arbitragem do Esporte julgou que ele não pretendia se dopar, e tinha ingerido um suplemento contaminado. Contador cumpriu uma proibição de dois anos e perdeu o título do Tour de 2010.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar