Últimas Notícias

ATP discutirá propostas de mudanças que poderão revolucionar o tênis


A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) vai votar nos próximos dias sobre propostas de mudanças de regras, que poderão ser testadas no "Next Gen ATP Finals", que é um torneio disputados pelos oito melhores jogadores do mundo abaixo de 21 anos de idade. O torneio será disputado em Milão, em novembro.

Entre as mudanças propostas e que serão debatidas incluem que nenhum saque deixará de ser jogado, caso a bola toque na rede e caia do outro lado da quadra, da mesma forma que já ocorre durante os pontos, e a introdução de uma espécie de "morte súbita" quando o game estiver em iguais no 40-40. Nesse caso, o recebedor escolheria em qual lado receberia o saque, regra esta já cumprida em torneios de duplas fora dos Grand Slams. Isto significaria o máximo de apenas um "deuce" por game e o fim para pontos de "vantagem" para qualquer jogador.

As reformas incluem mudar o formato das partidas em melhor de 3 sets para um máximo de 6 games para o vencedor e as partidas em melhor de 5 sets para um máximo de 4 games para o vencedor. A lógica é que isso não reduziria necessariamente o número de games jogados por partida, mas aumentaria dramaticamente a proporção de "games-chave" por partida e reduziria o período de "calmaria" que pode ocorrer no início dos sets.

Para reduzir ainda mais o "tempo morto", está a ser discutida a possibilidade de ter um relógio visível para os torcedores e o árbitro durante o aquecimento para garantir que os jogadores não excedam os 10 minutos atribuídos. John McEnroe está entre aqueles que já chegaram ao ponto de sugerir que os aquecimentos na quadra deveriam ser abolidos completamente.

O relógio também pode permanecer à vista durante o jogo para evitar que os jogadores tomem mais do que os 25 segundos atribuídos (ou 20 segundos no Grand Slam) entre os pontos. Rafael Nadal é um dos jogadores que levou consistentemente mais tempo do que o permitido, um hábito que Roger Federer descreveu como "não legal" há três anos.

As possíveis reformas são uma tentativa de encurtar o comprimento dos jogos de tênis e tornar o esporte tão atraente quanto possível para os apoiantes e as emissoras de televisão, sem perder a essência do esporte.

Foto: Telegraph


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar