Últimas Notícias

Após pódios em dois Abertos Paralímpicos de Tênis de Mesa, Zabarino fala sobre primeira experiência internacional

Se há uma definição para "começar com o pé direito", Tiziano Zabarino sabe bem qual é. Nas últimas semanas, ele participou dos Abertos Paralímpicos da Hungria e da Romênia, totalizando três pódios - bronze no individual e por equipes na Hungria e ouro por equipes na Romênia. Isso na primeira viagem que fez para defender o Brasil em competições internacionais. O próprio atleta admite que não esperava resultados significativos logo de cara, mas ficou feliz com o rendimento que teve, fazendo um balanço positivo da participação nos torneios.

Tiziano conseguiu ranking para representar o país internacionalmente após chegar à final do individual Classe 7 no Campeonato Brasileiro que aconteceu em Chapecó (SC), no segundo semestre do ano passado, porém, admite que não tinha muita noção do que esperar das competições na Europa. Um obstáculo que o atleta teve de superar foi atuar na Classe 8, após reclassificação da Federação Internacional do Para Tênis de Mesa (IPTTC).

"Não tinha uma percepção clara da minha real força competitiva e qual seria o resultado ao representar o Brasil no exterior. Sabia que seria um bom teste na Europa, seja na Classe 7 ou 8, pois teria um grande número de jogadores com técnica elevada. No geral, acho que foi um balanço muito positivo: quatro torneios, dois no individual e dois por equipes, vencendo três medalhas e ficando em quarto na outra. Nem esperava tanto!", disse.

O atleta aproveitou para comentar a parceria com o italiano Francesco Lorenzini, com quem conquistou o ouro por equipes no Aberto da Romênia.
"Francesco é um atleta muito calmo, sério e preparado. Planejamos, antes dos jogos, o andamento dos sets, observando em particular a troca de serviço e como aproveitar as circunstâncias. De fato, eu preparava o jogo a ele que terminava fazendo ponto sobre os adversários... Pelo visto, a estratégia funcionou", salientou.

Em um panorama sobre o restante da temporada, Zabarino garantiu que pretende participar da próxima edição da Copa Brasil, que acontece em abril, em Brasília (DF) e também de competições internacionais.

"Conto em participar da Copa Brasil em Brasília e estou me organizando para participar de outros campeonatos nacionais. Depois, começará um ciclo de campeonatos nas Américas. Também vou continuar os treinos na Associação Sport Clube Recife (PE)", finalizou.
   
Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar