Últimas Notícias

'Olimpíada de 2028 não é uma opção para Paris", diz chefe da candidatura

Os oficiais da candidatura olímpica de Paris descartaram qualquer possibilidade da capital francesa sediar os Jogos de 2028 e dizem que é 2024 ou nada.

Três vezes campeão olímpico de canoagem e co-presidente da candidatura, Tony Estanguet, disse à Agência Reuters nesta terça-feira (21), no entanto, que Paris estava aberto à ideia dos anfitriões de ambos os Jogos serem decididos na mesma sessão em setembro na cidade de Lima, no Peru.

"(2828) não é uma opção para nós. Nosso projeto só é viável e garantido para 2024. A terra para construir a vila olímpica e paralímpica só está disponível para 2024. Está é a quarta tentativa de Paris e acreditamos que é agora ou nunca. Esta é a última chance de ver Paris sediar os Jogos. Depois, acho que Paris e França vão fazer coisas diferentes", disse o membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) em uma entrevista coletiva em Londres

O presidente do COI, Thomas Bach, disse que não estaria contra a divulgação das sedes dos Jogos de 2024 e 2028 numa mesma sessão. A Diretoria Executiva do COI concordou em criar um grupo de trabalho para explorar possíveis mudanças no processo e relatar em julho.

Funcionários de ambas as cidades candidatas disseram que não estão olhando além de 2024 e Los Angeles reiterou nesta terça-feira:

"Los Angeles é a cidade certa neste momento crítico para o Movimento Olímpico e está apenas oferecendo para 2024. Com todos os locais permanentes já construídos e 88% de apoio público, somente LA 2024 oferece a solução de menor risco e verdadeiramente sustentável para o futuro do Movimento Olímpico em 2024 e mais além", disse o comitê de candidatura da cidade em um comunicado após Paris ter deixado sua posição clara.

Por outro lado, Estanguet afirmou que Paris, que tem 95% de seus locais permanentes ou temporários no lugar, não teria problemas com uma dupla votação: "Estamos prontos para esta opção e congratulamo-nos com este processo. Mas só posso dizer que Paris só é possível para 2024. Não podemos aceitar 2028", disse ele.

Estanguet prometeu que não haveria "elefantes brancos" depois dos Jogos de Paris após divulgação de fotografias de locais abandonados e decadentes dos Jogos do Rio no ano passado e também disse que a cidade seria uma opção segura para o COI, tanto em termos de organização quanto de segurança, apesar de uma série de ataques islâmicos nos últimos dois anos, nos quais mais de 230 pessoas foram mortas. 

"É claro que vamos manter a segurança nos Jogos. Nós provamos rwcentemente que somos completamente capazes de organizar grandes eventos internacionais com total segurança", disse ele, referindo-se á Eurocopa realizada ano passado no país.

Foto: Reuters


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar