Últimas Notícias

Opinião: A separação ocasionada pela incompetência

Por Enrico Olaia

Atualmente o Polo Aquático do Brasil está passando pelo maior problema de sua história. Estamos em um momento onde a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) que está brigada com praticamente todos os clubes do Brasil e que por sua vez criaram uma liga independente. Clubes tradicionais como Esporte Clube Pinheiros, Clube Paineiras do Morumbi e Clube Atlético Paulistano vem sofrendo com a falta de apoio monetário. Uma das maiores provas disso é que até mesmo outros campos onde a CBDA é a Confederação máxima do esporte como por exemplo a natação, também sofrem com a dita “falta de dinheiro”, atletas que não fazem parte das seleções de base do polo aquático deixaram de receber o bolsa atleta e militantes de alguns clubes foram mandados embora.  

Hoje em dia somente 2 clubes ainda são “filiados” a CBDA, são eles: ABDA e Botafogo. O primeiro se localiza na cidade de Bauru (interior de São Paulo) e mesmo sendo um clube recente em comparação aos outros, atualmente dentro do Campeonato Paulista já domina boa parte das categorias de base no masculino e feminino. 

O Botafogo é um clube mais tradicional do Rio de Janeiro, o time adulto a alguns anos foi campeão brasileiro e durante o ciclo olímpico abrigou diversos jogadores que fizeram parte da seleção brasileira na RIO 2016.  A geração nascida em 2000 para cima (2001, 2002 em diante...), foi altamente prejudicada por conta desse racha, o último campeonato dessa categoria foi o Sulamericano sub16, onde os jogadores chamados eram somente dos clubes que ainda estão junto com a Confederação.

Foram campeões, mas o nível da América do Sul não pode ser usado como parâmetro pois o Brasil é disparado o país mais evoluído do esporte. O problema maior foi que jogadores dessa categoria que jogam até na equipe adulta de seus clubes nem sequer foram lembrados. A briga é muito complicado e já está rolando a muito tempo. Aparentemente não teremos uma solução boa para os dois lados em um tempo curto. 

Enquanto não resolvermos o problema, vários atletas se perderam durante um tempo “obscuro” para pos atletas. Mesmo com uma liga própria dos clubes, a experiência de viajar e jogar contra outras seleções é fundamental para o desenvolvimento não só do atleta mas sim para o restante da vida.  

Texto feito por um atleta que convive no meio desse racha político. 
Enrico Olaia, 15 anos

*As opiniões emitidas neste artigo não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do site Surto Olímpico, sendo de responsabilidade de seu autor.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar