Últimas Notícias

COI pode passar a escolher duas sedes de Jogos Olímpicos por ciclo

As candidaturas que concorrem a organização dos Jogos Olímpicos de 2024 - Paris, Los Angeles e Budapeste - podem levar a escolha de duas sedes, um para a edição em votação, outra para a seguinte, de 2028.

"Sei que a ideia de uma dupla votação está em cima da mesa", disse uma fonte próxima do processo para a agência AFP, explicando que existe um processo claro para 2024 e que 2028 ainda não está definido.
A mesma fonte explicou que as cidades candidatas têm primeiro de concordar com a dupla votação e que depois o Comité Olímpico Internacional (COI) terá de ter apoio da Associação Nacional de Comités (ANOC) e falar com as cidades que mostraram já interesse em 2028, como é o caso de Madri.

Esta discussão surge depois de Thomas Bach, presidente do COI, ter expressado o seu lamento com o fato de as candidaturas derrotadas acabarem por sentir-se desmotivadas para voltarem a apresentar-se a novas organizações.

Em dezembro de 2016, o presidente do comitê tinha mostrado a sua preocupação em relação aos efeitos que pode ter a derrota de uma candidatura: "temos de ter em consideração que o atual processo, nas condições em que está, produz demasiados derrotados".

Se Paris perder novamente, depois de ter sido derrotada em 1992 (por Barcelona), em 2008 (por Pequim) e em 2012 (por Londres), é possível que a cidade não queira apresentar-se a votos outra vez.

Em relação a Los Angeles, Patrick Nally, especialista em marketing esportivo, sublinha que uma das grandes preocupações para o COI é a possibilidade de a cidade norte-americana perder, tendo em conta a importância dos Estados Unidos no movimento olímpico.

Segundo o mesmo, o COI não se pode dar ao luxo de deixar de 'fora' os Estados Unidos, que foram "os salvadores do movimento olímpico", quando o mesmo teve graves problemas financeiros em 1980.

"Paris é uma grande cidade, Paris perdeu algumas vezes anteriormente, mas não é comercialmente tão importante para a estrutura do COI", acrescentou Patrick Nally, dizendo ainda que a 'dupla votação' poderá ser uma solução prática para o problema.

Foto: Reuters


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar