Últimas Notícias

Retrô Rio 2016 - Ciclismo Estrada

Disputado nos dias 6,7 e 10 de agosto, o ciclismo estrada teve quatro eventos, a corrida que teve início e chegada no Forte de Copacabana enquanto o contrarrelógio aconteceu no Pontal, na Barra da Tijuca. Na corrida, os ciclistas começavam o percurso no forte de Copacabana,passando por Ipanema, Barra, Reserva de Marapendi, até um circuito fechado entre Pontal e Grumari, novamente Reserva de Marapendi e Barra, até a floresta da Tijuca até outro circuito fechado entre a Vista Chinesa e a Gávea, antes de voltar para o Forte de Copacabana, totalizando 256 km. No Contrarrelógio, o percurso era um circuito fechado de 29 km onde ciclistas davam duas voltas, entre o Pontal, Grumari e Grota Funda.


Corrida

Masculino

Classificação
1st, gold medalist(s)  Greg van Avermaet - 6h10m05s
2nd, silver medalist(s)  Jakob Fuglsang - 6h10m05s
3rd, bronze medalist(s)  Rafal Majka - +5s

 Brasil: Murilo Fisher, 64º e Kléber Ramos, DNF

Devido à natureza do percurso, os ciclistas especializados em subidas e descidas eram considerados favoritos à medalha. Chris Foome buscava ser o primeiro ciclista a vencer o Tour de France e a medalha de ouro no mesmo ano. Em 6 de agosto 144 ciclistas largaram no forte de Copacabana sob forte calor em busca do ouro. E muitos ciclistas acabaram abandonando a prova e quando parecia que estava definida a luta por medalha, um acidente no pelotão principal  no quilômetro 237 acabou definindo a prova.

Geraint Thomas(GBR), Vincenzo Nibali (ITA), Sergio Henao (COL), e Richie Porte (AUS) bateram, e o líder Rafal Majka (POL), que viu sua diferença de 30 segundos para o pelotão seguinte cair consideravelmente, fazendo que o fim da prova fosse emocionante. Greg van Avermaet (BEL) e  Jakob Fuglsang (DEN) alcançaram Majka e a disputa em Copacabana foi metro a metro pelo ouro. Van Avermaet conseguiu um sprint final e venceu por menos de um segundo. Fuglsang foi prata e Majka, bronze.

O Brasil teve dois representantes na prova. Murilo Fisher foi 64º lugar e Kléber Ramos não completou a prova.

Feminino

Classificação
1st, gold medalist(s)   Anna van der Breggen - 3h51m27s
2nd, silver medalist(s)   Emma Johansson - 3h51m27s
3rd, bronze medalist(s)   Elisa Longo Borghini - 3h51m27s

 Brasil: Flávia Oliveira, 7º e Clemilda Fernandes, 51º lugar

Se o final do masculino foi emocionante, o feminino tratou de ser mais ainda. Em um percurso de 136 km e com um clima mais ameno, 68 ciclistas largaram no forte de Copacabana e tudo indicava que não teríamos emoção na prova. Annemiek van Vleuten (NED) dominava a prova do início ao fim e caminhava para o ouro quando na descida da Vista Chinesa a holandesa errou e sofreu um grave acidente faltando 11 quilômetros para o fim da prova, batendo com a cabeça no meio-fio e assustando todos que viram o acidente. Enquanto ela era removida para o hospital, três ciclistas disputavam o ouro metro a metro:  Anna van der Breggen (NED), Emma Johansson (SWE) e Elisa Longo Borghini (ITA). Van Vleuten, após alguns dias no hospital foi liberada, lamentando muito o seu acidente, que a fez perder um ouro quase certo para ela.

As três entraram na reta final do Forte de Copacabana praticamente empatadas e cruzaram a linha de chegada praticamente juntas. Van der Breggen conseguiu chega rna frente ficou com o ouro, com Johansson ficando com a prata e Borghini, com o bronze. Outro momento especial na prova foi a chegada da brasileira Flávia Oliveira, que terminou em sétimo lugar, melhor posição de uma brasileira na história. Ela foi muito aplaudida pelo público presente e se emocionou.

Outra brasileira na prova foi Clemilda Fernandes, que terminou no 51º lugar.

Contrarrelógio

Masculino

Classificação
1st, gold medalist(s)   Fabian Cancellara - 1h12m15s42
2nd, silver medalist(s)   Tom Doumolin -  1h13m02s83
3rd, bronze medalist(s)   Chris Froome -  1h13m17s54

 Brasil: Sem representantes

Entre os 37 ciclistas que largaram na prova do contrarrelógio, quem foi o mais rápido foi Fabian Cancellara (SUI), que se tornou bi olímpico - seu primeiro ouro foi em Pequim 2008. Cancellara dominou a prova do início ao fim e venceu com quase um minuto de vantagem para o medalhista de prata, Tom Dumoulin (NED). Chris Froome (GBR), que decepcionou na corrida, ficou com o bronze no contrarrelógio.

Feminino

Classificação
1st, gold medalist(s)   Kristin Armstrong - 44m26s42
2nd, silver medalist(s)   Olga Zabelinskaya - 44m31s97
3rd, bronze medalist(s)   Anna van der Breggen - 44m37s80

 Brasil: Sem representantes

No feminino, Kristin Armstrong (USA) fez história e na véspera de completar 43 anos, a americana conquistou o tricampeonato olímpico, sendo a primeira ciclista a conseguir tal feito. Armstrong também foi a terceira mulher mais velha a conquistar uma medalha de ouro em um evento olímpico individual. Olga Zabelinskaya (RUS) ficou com a prata e Anna van der Breggen (NED), ouro na corrida, ficou com o bronze.

foto:  Renato Sette Camera/ EOM/ Riotur

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar