Últimas Notícias

Novo diretor executivo do COB quer desempenho melhor em 2020, mesmo com menos recursos

O novo diretor executivo do COB, o ex-corredor Agberto Guimarães que foi anunciado após a eleição de Carlos Arthur Nuzman como presidente do COB por mais quatro anos, tem metas ambiciosas para o próximo ciclo olímpico em Tóquio 2020. Ele espera que o Brasil melhore o décimo terceiro lugar conquistado no Rio de Janeiro, mesmo com a redução nos recursos para os esportes. 

"Não existe atleta sem objetivo. Quero competir bem e transformar essa participação de finalistas em medalhas, de medalhistas de bronze para prata e ouro, e assim por diante. Ter um desempenho melhor. É o que nós queremos. Se não não faz o menor sentido nos trabalharmos. Essa avaliação que se foi abaixo ou acima da meta, bom ou ruim, eu deixo para vocês (jornalistas). Quero que vocês façam a avaliação daqui a três anos no Pan e a quatro, em Tóquio. Até lá vamos fornecer informações sobre o que estamos fazendo. Nós vamos montar "X" training camps com tantos atletas com objetivo A, B ou C. A partir daí começamos a medir o desempenho. Usar uma competição como teste para saber se o treinamento está alinhado ou não. Ali eu faço o ajuste para ir para frente até chegar em uma competição importante para ser finalista ou medalhista" disse Guimarães em entrevista coletiva.

Nos primeiros meses o diretor vai procurar os gerentes de cada esporte para saber o que foi feito enquanto ele esteve ausente e o que está sendo planejado para 2020. Guimarães diz não estar preocupado com a redução dos recursos em um ano pós-olímpico e de Jogos em casa, que terá dentre os feitos práticos a saída de treinadores estrangeiros.  "Isso é normal em qualquer edição dos Jogos. O país sede sempre tem menos recursos. Você deixa de ter os recursos dos patrocinadores do COI, que faz parte de um pacote, e vai prospectar com o seu próprio material, que são os atletas, eventos e confederações. Mas a principal é entender o trabalho que estava sendo feito, o processo de gestão com os atletas e modalidades. O resultado dos atletas e equipes passa por isso" .  

Agberto, de 59 anos, como atleta foi quarto lugar nos 800m nos Jogos de Moscou-1980 e teve como maior rival nas pistas, Joaquim Cruz. Ele substitui Marcus Vinícius Freire, que esteve no cargo por 20 anos.


Foto: Heitor Vilela/ COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar