Últimas Notícias

Maria Sharapova critica ITF e afirma que meldonium não é doping "Aspirina"

O alívio está estampado no rosto, mas Maria Sharapova faz questão de criticar a Federação Internacional de Tênis (ITF) sempre que pode. Depois que a ex-número 1 do mundo teve a suspensão por meldonium reduzida de dois anos para 15 meses pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), sobrou também para a Agência Mundial Antidoping (Wada). Em entrevista à rede de TV americana "PBS", a tenista russa afirmou não pensar que o uso da substância, proibida desde o dia 1º de janeiro de 2016, resulte em ganhos de performance. Quando perguntada sobre o assunto, a tenista foi taxativa:

- De forma nenhuma. Não, porque eu sei o quão comum é. Eu sei que está na lista de "vital e essencial" na Rússia, junto com ibuprofeno. (O meldonium) é tomado como uma aspirina na Rússia. Então, para mim, não consigo fazer nem que isso entre na minha cabeça. E quando eu tomei pela primeira vez, tomei sob ordens médicas e continuei tomando assim por anos.

Ao longo deste ano, a relação entre Sharapova e a ITF se estremeceu. Na primeira instância do julgamento, no Tribunal Independente com membros indicados pela federação, a entidade tentou uma suspensão de quatro anos, a maior pena possível para casos onde o atleta tem a intenção de se dopar. O tribunal estabeleceu uma suspensão de dois anos, o maior gancho possível quando se define que o jogador não teve intenção.

Não concordando com o tempo de punição, Sharapova entrou com recurso no CAS e conseguiu a redução para 15 meses. Relembrando todo o processo, a russa admitiu acreditar cada vez mais que a ITF queria fazer dela um exemplo (chamativo) do combate ao doping no tênis.

- A ITF queria me banir por quatro anos. Eu fui à audiência da ITF, em frente a uma corte escolhida pela ITF. Então eu estou numa audiência sabendo que as pessoas a quem estou me dirigindo foram escolhidas pelas pessoas contra quem na verdade estou lutando. Eles chamam isso de neutro. Não é neutro. O CAS é neutro e é isso que o CAS me concedeu. Eu nunca quis acreditar nisso (que queriam fazer dela um exemplo), mas estou começando a achar isso.

Por estabelecer "culpa não significante ou negligência", o CAS poderia diminuir a pena de Sharapova até pela metade. Porém, ao avaliar o grau de culpa da tenista, a entidade optou por 15 meses de gancho, contados a partir da data do exame que apontou o doping (26 de janeiro).  Com isso, a russa pode voltar a competir a partir de 26 de abril de 2017. O veredito chegou a ser adiado duas vezes, o que inclusive deixou a tenista fora da Olimpíada do Rio, em agosto.

Fonte: globoesporte.globo.com


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar