Últimas Notícias

Investigador que descobriu esquema russo de doping alerta: 'Mais sujeira vem por aí'

O sistema de doping no mundo esportivo envolve milhões de dólares em corrupção para comprar inspetores, laboratórios e até mesmo as federações internacionais das mais variadas modalidades. Quem faz o alerta é o canadense Richard McLaren, autor da investigação que revelou o esquema de doping endêmico e sistemático de estado na Rússia, cujo resultado foi o banimento de parte da delegação de Moscou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O mundo do esporte vive sua pior crise em relação a doping, principalmente depois das revelações russas, da pressão pela criação de uma nova entidade internacional diante do roubo de dados da Agência Mundial Antidoping (WADA) e de críticas contra o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o autor do “Relatório McLaren”, encomendado pela WADA, critica abertamente o COI e diz que a entidade conduzida por Thomas Bach optou por ignorar o que ele havia denunciado: o estado russo do doping. O investigador também revela que, até o fim do ano, publicará novas revelações ainda mais contundentes.

O presidente Vladimir Putin é suspeito de relação com esquema que prejudicou Yelena Isinbayeva

Durante a realização dos Jogos Olímpicos do Rio, o COI se eximiu de tomar uma decisão de banir a delegação russa, colocando a decisão a cada federação esportiva para que testasse cada um dos atletas, como se o problema fosse apenas individual e não coletivo.

Foto: AP
Fonte: esportes.estadao.com.br


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar