Últimas Notícias

Alex Zanardi lança autobiografia falando sobre sua carreira no paraciclismo

O italiano Alex Zanardi tem o status de lenda paralímpica, mas por pouco ele não foi um paraciclista de sucesso. É isso que o italiano conta na autobiografia, a segunda escrita, "Só queria pedalar...Mas encontrei uma segunda vida"escrita em conjunto com Gianluca Gasparini. 

Em entrevista à Gazetta dello Sport divulgando o livro ele afirmou que as pessoas pensam que ele é um ser de outro mundo, pela sua história de superação, o que ele nega: "Eu não sou um marciano, sou uma pessoa comum. Fiquei noites sem dormir antes da minha prova no Rio de Janeiro (Nos Jogos Paralímpicos) e isso afetou minha corrida na primeira prova que disputei (Zanardi ficou com a prata).Mas também não tive a necessidade de ir às paralimpíadas para provar que sou humano. Disso eu já sabia. O importante é colocar dedicação, sacrifício, compromisso. Em suma: Paixão. E é o que eu faço quando estou competindo" explicou

Zanardi, que vai completar 50 anos no próximo dia 23, filosofou sobre a geração atual e seus objetivos: Os meninos de hoje só querem saber de fama,popularidade, fazer inveja e ponto final. A felicidade não está no resultado: quando você ganha uma medalha, acabou . A felicidade é o que te acontece antes da linha de chegada, com algo sendo feito com amor.  A ambição é a força que lhe permite cortar a linha antes dos outros. A paixão é a que o leva até lá.

Sobre seu acidente, ele lembra da força que teve para continuar e que foi a força motriz para conquistar as medalhas paralímpicas: "Fiquei algum tempo em coma e o despertar foi tão ruim que eu não podia deixar de apreciar a vida. Naquela cama de hospital que eu comecei a ganhar as medalhas paralímpicas.No hospital, todos estavam tentando me ajudar, mas o único que conseguiu foi um menino amputado bilateral que estava no centro de reabilitação: Eu o via e pensava que se ele fazia isso, eu poderia fazer também. O acidente foi um curso intensivo na vida: eu descobri as prioridades e eu lidei com elas, mesmo estando amputado."

Zanardi sofreu o acidente que amputou suas pernas em 2001, quando corria na F-Indy em 2001. Mas apenas em 2007, que ele começou a praticar o paraciclismo e não parou mais. O livro, inicialmente lançado na Itália, não tem previsão de que vá chegar ao Brasil.


foto: getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar