Últimas Notícias

Vislumbrando Tóquio 2020, Brasil fatura ouro e bronze no Aberto da Estônia de Judô

O início do ciclo do judô para Tóquio 2020 começou bem para o Brasil. Representado por jovens talentos, a seleção chegou a duas disputas por medalhas no primeiro dia do Aberto Europeu de Tallinn, na Estônia, e faturou um ouro e um bronze. Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/RS) venceu a final contra o polonês Patryk Wawrzyczek com um ippon. Já Lincoln Neves (73kg/S.E.L. São José dos Campos/SP) derrotou quatro dos seus cinco adversários, incluindo o italiano Emanuele Bruno, na disputa pelo bronze, e também garantiu um lugar no pódio. Foram as primeiras medalhas dos dois judocas em uma competição sênior internacional.

“Acho que essa medalha é fruto do trabalho em conjunto entre a CBJ e o meu clube. Fiquei satisfeito com a conquista e por saber que estou me aperfeiçoando com o tempo, ganhando bagagem e experiência para competições futuras”, disse Daniel Cargnin, atleta de apenas 18 anos.

“Fico feliz por ter cumprido meu objetivo de lutar bem. Logicamente, gostaria de ter ido para a final, dei um vacilo mas consegui reerguer a cabeça e conquistar a medalha. Foi um passo importante nessa transição na qual a CBJ está investindo. Agora é mudar o foco e partir para a Glasgow”, disse Lincoln Neves, de 20 anos, lembrando o próximo evento em que a seleção estará, o Aberto Europeu na Escócia.

O atleta da Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Campos teve um começo de campanha arrasador com dois ippons em suas primeiros combates, contra o israelense Evgeniy Sholos e o norte-americano Bradford Bolen. Mas nas quartas-de-final, não resistiu ao sueco Tommy Macias e foi para a repescagem. Contra o bielorrusso Vadzim Shoka, nova vitória, desta vez por waza-ari. Na luta pelo bronze, vitória por um yuko contra o italiano.

Já Daniel Cargnin usou muito a estratégia para garantir sua primeira medalha em uma competição sênior. Venceu suas duas primeiras lutas, contra Nikita Lopouhhov (EST) e Felician Ori (HUN), na diferença de punições. O primeiro ippon do dia veio contra Andrej Klokov, da Lituânia, nas quartas-de-final com pouco mais de um minuto de luta. Na semifinal, o gaúcho conseguiu um yuko contra o belga Thomas Lissens e se garantiu na decisão. A luta pelo ouro foi dominada por Cargnin que fez com o que o polonês fosse punido logo no começo do combate. Precisando atacar, Wawrzyczek deu espaço e Cargnin terminou a luta com um ippon quando faltavam cerca de 30 segundos para o fim.

No feminino, o Brasil não chegou ao bloco final. Yanka Pascoliano (63kg/Pinheiros/SP) conseguiu um ippon sobre Maryna Antopush, de Belarus, mas acabou derrotada nas oitavas-de-final pela israelense Rotem Shor. Aléxia Castilhos (63kg/Sogipa/RS) também foi derrotada na mesma fase, em sua primeira luta, pela holandesa Lizzy Gevers, por waza-ari.

A competição na Estônia termina neste domingo, 11 de setembro. O Brasil será representado por Eduardo Santos (81kg); Rafael Macedo (81kg), campeão mundial Júnior 2014; Gustavo Assis (90kg); Leonardo Gonçalves (100kg), vice-campeão mundial júnior em 2015; Samanta Soares (78kg); Camila Nogueira (+78kg), vice-campeã mundial júnior em 2015; e Beatriz Souza (+78kg), bronze no Mundial Juvenil em 2015.

Foto: EJU


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar