Últimas Notícias

Cinco jogadores da seleção cubana de vôlei são condenados por estupro na Finlândia

Um tribunal da Finlândia condenou em primeira instância cinco jogadores da seleção cubana de vôlei à prisão por estupro. foram condenados por cinco anos de prisão os jogadores Rolando Cepeda Abreu, Abraham Alfonso, Ricardo Noberto Calvo Manzano e Osmany Santiago Uriarte Mestre. Daniel Albo Miranda foi absolvido da acusação.

A corte distrital disse que a mulher finlandesa, que não teve sua identidade revelada, foi atacada durante a noite no hotel onde a seleção cubana estava hospedada para a disputa da Liga Mundial de Vôlei , em Tampere. Poucos detalhes foram divulgado ao público e à imprensa, e o julgamento foi realizado a portas fechadas para preservar a vítima

Segundo a sentença divulgada, os jogadores "forçaram juntamente e em mútuo consentimento diversos atos de relação sexual o que significa violência e tirando vantagem do estado de medo e desamparo (dela)." O tribunal disse que absolveu Dariel Albo Miranda, depois que a vítima e seus colegas terem confirmado sua argumentação de que ele não participou do estupro.

O incidente aconteceu durante uma participação da seleção cubana em uma etapa da Liga mundial de Vôlei em Terame, Finlândia. a vítima teria feito sexo com consentimento com o jogador Osmany Uriarte Mestre no quarto dele. Mas, em seguida Uriarte teria chamado seus companheiros de equipe, que a abusaram sexualmente durante aproximadamente uma hora e meia. Tudo foi filmado e fotografado pelos próprios cubanos. Ao sair, a vítima chamou a polícia e  oito jogadores foram presos, sendo dois liberados depois, pois a vítima afirmou que eles não participaram do estupro.

O incidente foi um duro golpe para a Cuba, que teve que substituir comissão técnica e meio time às vésperas dos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o que comprometeu a campanha da seleção nos jogos, que não passou da primeira fase. 




foto: Kalle Parkkinen/ AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar