Últimas Notícias

Ministério publico acusa CBDA de fraude e exige saída de Coaracy Nunes

O ministério público federal pedirá a justiça federal o afastamento imediato do presidente da CBDA (Confederação brasileira de desportos aquáticos) Coaracy Nunes, acusado de fraude, junto a outros três dirigentes da entidade.  Eles são suspeitos de superfaturar uma licitação de materiais esportivos que seriam utilizados na preparação de atletas que disputaram a Olimpíada em três modalidades (maratona aquática, nado sincronizado e polo aquático). 

A sede da entidade fica no Rio de Janeiro, mas a empresa de fachada que teria sido usada no suposto esquema é de São Paulo. A acusação envolve ainda diretores de cinco empresas. Todos teriam desviado dinheiro público. As informações são do telejornal "Bom Dia Brasil", da TV Globo.

O nome da empresa de São Paulo que foi usada no esquema é Natação Comércio de Artigos Esportivos Ltda., uma das principais fornecedoras da CBDA. Investigadores foram ao local, na Zona Oeste, e encontraram uma pet shop. A ação está sendo protocolada nesta quinta-feira e diz que a entidade dirigiu a licitação para contratar a empresa de fachada e superfaturar preços. Além disso, não há comprovação do recebimento dos produtos

O ministério público estima que o valor desviado é de 4,5 milhões de reais e foi pedido o bloqueio de bens do presidente Coaracy Nunes e dos outros envolvidos no esquema. O bloqueio dos bens seria para ressarcir cofres públicos e pagar multas. E segundo a investigação, a licitação dos materiais esportivos foi forjada para que a empresa de fachada fosse escolhida.

Segundo a CBDA, uma reunião será feita hoje na entidade e até o fim do dia será emitido um comunicado oficial. Coaracy Nunes é um dos presidentes mais longevos no comando de uma confederação esportiva, sendo presidente da CBDA desde 1988.


Foto: Satiro Sodré/SSPress/ CBDA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar