Últimas Notícias

Brasil conquista mais cinco medalhas e fecha Aberto de Judô na Estônia com sete pódios

Na primeira competição após os Jogos Olímpicos de 2016, o judô brasileiro contou com jovens da classe Sub 23 que não decepcionaram e levaram o país ao pódio sete vezes neste final de semana no Aberto Europeu realizado em Tallinn (EST). Depois do ouro e do bronze de Daniel Cargnin (66kg) e Lincoln Neves (73kg), respectivamente, no sábado, a seleção conquistou mais cinco medalhas neste domingo, 11, com Gustavo Assis (ouro), Rafael Macedo (prata), Samantha Soares (prata), Eduardo Yudi (bronze) e Camila Nogueira (bronze). Com esses resultados, o país ficou em primeiro lugar geral no quadro de medalhas (dois ouros, duas pratas e três bronzes). 

Único campeão do dia, o peso-médio Gustavo Assis precisou vencer quatro combates para subir ao pódio. No caminho até a final, ele passou por Dzmitry Lukashynski, da Bielorrússia, Tomasz Szczepaniak, da Polônia, Aigars Milenbergs, da Letônia, e, na final, derrotou o finlandês Samuli Viitanen pontuando com um wazari. 

"Comecei aproveitando a primeira oportunidade. Estou com sede de competições e acredito que foi o primeiro passo da caminhada até Tóquio. Ótimo resultado pra começar. Tenho que continuar trabalhando duro e melhorando o que os técnicos têm para ajustar. Mas, a primeira lição dessa competição foi acreditar, ter fé e determinação", comemorou Assis. 

Os outros dois finalistas deste domingo terminaram com a prata. A meio pesado Samantha Soares foi desclassificada por técnica irregular e o ouro ficou com a holandesa Larissa Groenwold. No meio médio (81kg), Rafael Macedo conseguiu um yuko contra Attila Ungvari, da Hungria, que pontuou com ippon para ficar com o ouro. O pódio do 81kg ainda teve o brasileiro Eduardo Yudi Santos, que derrotou o canadense Etienne Briand, por ippon, na disputa pelo terceiro lugar. 

O último pódio da seleção saiu do confronto cem por cento brasileiro na decisão pelo bronze do pesado feminino entre Beatriz Souza e Camila Nogueira. Mais experiente, Nogueira, que é vice-campeã mundial júnior (2015), levou a melhor sobre Beatriz, que foi bronze no mundial juvenil (2015), e ficou com a medalha. Camila pontuou com um yuko e um wazari para garantir sua primeira medalha no circuito mundial sênior. 

"Encarei essa competição como todas as outras, focada, determinada e querendo fazer o meu melhor. Por ser a minha primeira na classe sênior, senti um pouco a diferença, talvez na força e na experiência das minhas adversárias", analisou Camila. "Não gosto muito quando caem duas brasileiras na disputa de medalha porque é uma chance a menos de pódio para o país. Mas, isso está sujeito a acontecer quando temos duas inscritas na mesma categoria. Eu e a Bia (Souza) nos conhecemos muito e, por isso, a luta ficou um pouco amarrada."


O meio pesado Leonardo Gonçalves também lutou neste domingo e ficou fora da disputa por medalhas, caindo na repescagem para o austríaco Laurin Boehler, que levou o bronze. 

Foto: EJU


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar