Últimas Notícias

Agência Mundial Antidoping confirma ataque de hackers em vazamento de dados de atletas

A Agência Mundial Antidoping (WADA) confirmou na terça-feira (13) que sofreu um ataque cibernético contra a base de dados dos atletas no site da entidade.

Segundo a WADA, o ataque veio de um grupo de hackers russos conhecidos como Tsar Team, conhecido também pelo nome de Fancy Bear (Urso Pomposo).

Os hackers, utilizando uma conta criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), entrou no Sistema de Administração e Controle Antidoping da Wada (ADAMS), para acessar dados de atletas, incluindo dados médicos confidenciais - como exceções de uso terapêutico entregues pelas federações internacionais de esportes e organizações nacionais antidoping relativos aos Jogos de 2016.

De acordo com a entidade, o metodo utilizado para a invasão deve ter diso por "Spear Phishing", de uma conta de e-mail - tipo de golpe utilizado para obter dados sigilosos.

Após vazar alguns dados, como o da ginasta Simone Biles (USA) e os das tenistas Serena Williams (USA) e Venus Williams (USA), o grupo ameaçou vazar mais dados.

A Rússia está no centro de um escandalo de doping, que tirou o atletismo do país - alem de outros atletas - dos Jogos de 2016 e barrou os russos dos Jogos Paralímpicos. O que leva a crer que o ataque é uma retaliação aos atos.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar