Últimas Notícias

A polêmica Terezinha Guilhermina na Rio 2016

Terezinha Guilhermina encerrou sua participação nos Jogos Rio 2016 como uma incógnita. Se antes das competições ela era considerada favorita e com grande esperança de ouro, ela sai com uma medalha de prata e outra de bronze, um desempenho que, apesar de satisfatório, foi bem abaixo do esperado. E potencial para conquistar o ouro, ela tinha principalmente nos 200m, mas o seu envolvimento em polêmicas pode ter afetado seu desempenho nos Jogos.

A primeira polêmica foi antes dos Jogos, no mundial de atletismo de 2015 em Doha. Terezinha perdeu sua hegemonia nas provas de velocidade para chinesa Cuiqing Liu que venceu a brasilleira nos 100m, 200m e 400m. Em fevereiro, o seu guia Guilherme Santana foi substituído por Rafael Lazarini, sob alegação de que o guia não estava mais acompanhando o ritmo de Terezinha e que poderia ter prejudicado a brasileira no mundial. A mudança tão próxima dos Jogos Paralímpicos teria consequências, não é fácil para atleta e guia se entrosarem tão rapidamente, mas era um risco para não perder para a chinesa no Rio de Janeiro.

Mas nos Jogos Paralímpicos surgiu mais uma adversária, a britânica Libby Clegg, onze anos mais nova do que Terezinha, que disputava a categoria T12, mas foi reclassificada devido a deterioração de sua visão. Ela venceu os 100m rasos T11, prova que Terezinha dominava. A brasileira ainda ficou em quarto, um resultado totalmente inesperado. Terezinha então disparou contra britânica, afirmando ela tinha ajuda do seu guia, que a puxava(a britânica chegou a ser desclassificada por isso na semifinal, mas a suspensão foi revogada) e que veio para o Rio de janeiro competir "contra mulher, não homem". Terezinha é que acabou desclassificada por esse motivo.

Essa derrota repentina deve ter afetado Terezinha. ela, que fez o melhor tempo das semifinais, acabou cometendo um erro inesperado na final dos 200m, que foi queimar a largada. Após o erro, ela baixou o tom na imprensa e pediu desculpas pelo seu erro, prometendo melhorar sua participação na Rio 2016. Ali talvez ela tenha posto a cabeça do lugar admitido que a dominância de quatro anos antes não iria se repetir e correu dando seu melhor. Veio a prata no revezamento 4x100m e o bronze nos 400m. Ali vimos a Terezinha de sempre, brigando muito pelas medalhas,

Terezinha terminou de forma digna sua participação nos Jogos Paralímpicos. Correu, evitou criar polêmicas e agora tem que descansar e pensar se vale a pena encarar o próximo ciclo. Ela, que tem 37 anos, vai ter 41 em Tóquio 2020 e fazer quatro provas será algo difícil. Se o guia for mantido, Ela tem que buscar maior entrosamento e mostrar que ainda pode bater rivais mais novas, afinal ela é Terezinha Guilhermina e nada vai apagar o que ela já fez para o paratletismo brasileiro, são oito medalhas, sendo três douradas, mas seria bonito vê-la encerrando sua carreira com mais uma medalha de ouro.


Foto: Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar