Últimas Notícias

Vôlei feminino do Brasil tem eliminação tão sofrida no Rio 2016 quanto foi a da Rússia em Londres 2012

A seleção feminina de vôlei acabou dando adeus aos Jogos Rio 2016 de forma inesperada, perdendo por 3 a 2 para a China. Foi eliminação doída para a geração mais vitoriosa da história do vôlei brasileiro. Mas se em Londres nós passamos no sufoco em quarto lugar e crescemos na fase decisiva,vencendo nas quartas a Rússia, agora no Rio de Janeiro fomos irretocáveis na primeira fase e acabamos cedendo para a quarta lugar, China. Dessa vez, fomos a 'Rússia' das chinesas, com as devidas proporções.

O mais difícil é aceitar a derrota simplesmente porque as chinesas jogaram melhor. O primeiro set o Brasil foi arrasador e a partida parecia fácil e o segundo set foi o único em que podemos dizer que o fato psicológico influiu: As brasileiras relaxaram no segundo set e assim, a China encontrou o jogo que poderia eliminar as brasileiras e empataram a partida.

Depois disso, as chinesas venceram o terceiro set e quando tudo parecia perdido, o Brasil na raça levou o jogo no tie break , No quinto set, as brasileiras não conseguiam mais quebrar o passe das chinesas, que viravam todas as bolas magicamente, em uma atuação técnica quase perfeita. No fim, as chinesas fizeram 15-13 e eliminaram as brasileiras, calando o Maracanãzinho. Uma derrota difícil de engolir, até porque éramos a seleção favorita e tínhamos feito uma ótima primeira fase, como a Rússia era em 2012, perdendo para uma seleção da China, que se classificou aos trancos e barrancos em quarto lugar e fez a partida da vida, como o Brasil em 2012.  a chinesa Zung Thu acabou com o jogo. Agora, será que a história continuará se repetindo e a China levará o ouro?

Apesar dador da eliminação, não podemos apontar o dedo para nossas meninas. Elas foram campeãs olímpicas, um feito dificílimo de ser conseguido. Talvez tenhamos ficado mal acostumados, mas não é caso de criticá-las. Ainda mais porque nessa terça feira (16) foi um dia ruim para o esporte coletivo feminino (praga francesa?).

Temos que aplaudir todas as jogadoras e agradecê-las pelos grandes momentos,Em Pequim, londres e porque não, no Rio de Janeiro. Aplausos principalmente para Scheila e Fabiana, que estão se despedindo da seleção (Jaqueline provavelmente fará o mesmo), pilares de tantas glórias do nosso vôlei e com certeza estão entre as melhores jogadoras da história do vôlei brasileiro. É difícil, devemos aceitar e entender que a 'Rússia' da vez, fomos nós.

Foto: Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar