Últimas Notícias

Thomaz Bellucci perde para Rafael Nadal e diz adeus ao torneio de tênis do Rio 2016

O tenista Thomaz Bellucci perdeu na sexta-feira (12) para o espanhol Rafael Nadal, e foi eliminado do torneio de tênis dos Jogos Rio 2016. 

Os milhares de torcedores que tomaram a quadra Maria Esther Bueno – a principal do Centro Olímpico de Tênis, na Barra da Tijuca – para acompanhar o duelo vibraram com o jogo sólido de Bellucci, que, com uma atuação de gala, venceu o primeiro set por 6/2 e por pouco não complicou a vida do espanhol no segundo set. Nadal, entretanto, usou toda sua experiência e talento e reverteu a desvantagem, vencendo as etapas seguintes por 6/4 e 6/2 e, com isso, eliminando Bellucci do Rio 2016.

Ao final, após aplaudir o espanhol, os torcedores, de pé, ovacionaram o brasileiro longamente, enquanto gritavam “Thomaz, Thomaz” à medida que o paulista guardava seu equipamento e se dirigia para fora da quadra, em uma atitude que ficará gravada na memória de Bellucci.

“Para mim foi muito emocionante receber o carinho mesmo saindo com derrota da quadra”, agradeceu Bellucci, que já tinha disputado duas edições olímpicas antes do Rio 2016 sem nunca ter conquistado uma vitória – em Pequim 2008 foi eliminado na estreia pelo eslovaco Dominik Hrbaty e, em Londres 2012, perdeu na primeira rodada para o francês Jo-Wilfried Tsonga. No Rio, Bellucci vencera três jogos antes do desafio desta sexta contra Nadal.

“Acredito que eu tenha dado meu 100% dentro de quadra e isso tenha feito a torcida gritar meu nome ao final do jogo. Eu dei tudo de mim. Se eu saí com a derrota hoje foi por mérito do outro. A semana inteira tenho recebido muito carinho da torcida e eles têm me apoiado bastante. Eu tenho falado que foi uma grande vantagem jogar com essa torcida, com todo o carinho, com tanta gente apoiando e saio feliz. Essa semana foi muito feliz para mim, independentemente de ter batido na trave para conseguir uma medalha, que seria inédito e seria muito especial para mim. Saio feliz por ter conseguido fazer bons jogos e ter recebido tanto apoio da torcida”, avaliou Bellucci, que reconhece que até poderia ter saído com a vitória hoje contra Nadal, resultado que marcaria seu primeiro triunfo sobre o espanhol em seis confrontos.

“Foi um grande jogo e poderia ser diferente se eu conseguisse aproveitar uma pequena chance que eu tive no começo do segundo set. Mas de qualquer maneira o Rafa conseguiu jogar muito bem a partir do segundo set, conseguiu se defender muito bem, variou um pouquinho mais o jogo com alguns slices (golpe defensivo de efeito em que o tenista tira o peso do ataque do rival), conseguiu sacar melhor, e teve seu mérito. Não acredito que eu tenha caído de nível a partir do segundo (set) e, sim, que ele tenha subido o nível dele”, analisou o paulista, que fez um balanço de sua participação no Rio 2016.

“Acredito que muita gente talvez não tenha acreditado que eu poderia ter chegado nas quartas de final. No primeiro semestre eu tive resultados não tão bons e a Olimpíada é um torneio difícil, todo mundo vem muito motivado. A gente tem poucas chances de jogar torneios desse porte, representando o nosso país, e foi uma grande semana. O primeiro jogo (contra o alemão Dustin Brown) foi um jogo um pouco estranho (o rival desistiu por contusão), mas, depois, contra o Cuevas (Pablo Cuevas, do Uruguai) e o Goffin (David Goffin, da Bélgica) eu consegui jogar um belo tênis”, lembrou. 

“Saio feliz por ter conseguido fazer bons jogos, por jogar um nível bom de tênis e hoje eu perdi para o número cinco do mundo, para o Nadal, e era um jogo em que ele favorito. O jogo escapou um pouquinho, eu poderia ter ganhado, sim, mas tenho que sair com a cabeça erguida por ter feito tudo o que eu poderia dentro da quadra”, afirmou Bellucci, que tem a esperança que a torcida possa valorizar mais seu trabalho depois desta semana nos Jogos Olímpicos do Rio.

“Espero que sim. Espero que a torcida possa valorizar não só a mim, em especial, mas todos os atletas brasileiros que conseguem chegar em um nível tão alto do tênis, um esporte tão competitivo que para você se manter entre os 50 ou os 100 do mundo não é fácil. Às vezes as pessoas não sabem valorizar e reconhecer o trabalho que a gente faz. Mas acredito que a torcida essa semana está de parabéns. Independentemente de eu ter saído com a derrota hoje eles gritaram meu nome e para mim isso foi muito especial.”

Foto: CBT


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar