Últimas Notícias

Surto História: As tentativas do Brasil em sediar os Jogos Olímpicos

Se o Brasil finalmente pode sediar uma edição de Jogos Olímpicos que começará nos próximos dias, foi por muita persistência, pois essa não foi a primeira candidatura brasileira. Algumas outras tentativas mal sucedidas acabaram servindo de aprendizado para o Brasil conseguir enfim, a sua primeira Olimpíada.

Segundo alguns registros históricos a primeira vez que se cogitou ter uma olimpíada no Brasil foi em 1936. Depois em 1956 o Rio de Janeiro se candidatou a receber os eventos equestres dos jogos de Melbourne, que por causa das severas leis de quarentena para cavalos, teve transferir os eventos equestres para outro país, mas o COI escolheu Estocolmo. Em 1960 também foi cogitada uma candidatura que não saiu do papel, sequer foi enviado a carta de intenções ao COB. No início dos anos 80 Paulo Maluf, prefeito biônico de São Paulo, queria que a cidade paulista se candidatasse para sediar os Jogos olímpicos de 1988. 

Mas ideia, foi rechaçada por Sylvio de Magalhães Padilha, presidente do COB na época: "É uma enorme responsabilidade, porque qualquer problema só trará desprestígio para o COB, que será o responsável por tudo que acontecer. Além disso, é necessário que se tenha a prévia autorização do presidente da República. Também é imprescindível que o sucessor do governador Paulo Maluf garanta tal investimento, que me parece ser excessivo para um país como o Brasil, que tem muitos outros problemas para resolver"Afirmou Padilha.

No início dos anos 90, Brasília também chegou a ser considerada para se candidatar  aos Jogos de 2000, mas também não foi adiante. Só em 1994 é que surgiu outra ideia para candidatura para os Jogos Olímpicos, essa com apoio do COB e do governo federal: A cidade do Rio de Janeiro foi lançada como candidata à sede dos Jogos olímpicos de 2004.

O Projeto Rio 2004 foi o primeiro que foi mais adiante. Segundo o comitê da época, O centro nervoso dos Jogos seria bem diferente do atual, que é na Barra. Na Ilha do Fundão seria construída a Vila Olímpica, um estádio para capacidade 80 mil pessoas e um parque ecológico que se tornaria a maior área de lazer da cidade. A mídia abraçou a candidatura, que tinha como garoto propaganda, Pelé, na época ministro dos Esportes do governo Fernando Henrique Cardoso e João Havelange, presidente da FIFA na época, como principal cabo eleitoral. O público se envolveu com as promessas de melhora da infraestrutura da cidade, mais de 100 mil pessoas se inscreveram como voluntários. Um vídeo, com vários artistas cantando 'Aquele Abraço' de Gilberto Gil foi feito em apoio a candidatura.



Mas a candidatura tinha graves falhas. A principal era que Vila Olímpica seria construída ao lado do Canal do Cunha, que recebia esgoto in natura e exalava um cheiro insuportável, algo que o COI considerou como vergonhoso, pois o meio ambiente era considerado umas áreas importantes do movimento olímpico. A proximidade com o Galeão e o frequente do barulho também prejudicaram a candidatura, além dos graves problemas de transporte e segurança na época ( A linha amarela sequer existia na época da candidatura e o Rio de Janeiro sofria com a forte atuação das facções criminosas) e Rio de Janeiro acabou sendo eliminado na primeira fase do processo de candidatura, que foi Vencido por Atenas.  A única promessa cumprida do Rio 2004 foi a dragagem do canal do Cunha, que foi feita em 2009, mas até hoje não apresenta as condições ideais.



Em 2002, o COB fez uma eleição entre Rio de Janeiro e São Paulo para decidir quem seria escolhido para ser a cidade candidata para os Jogos de 2012. O Rio de Janeiro ganhou, o que causou algumas reclamações do comitê paulista de favorecimento do COB ao Rio, e seria candidata mais uma vez. Agora, o centro nervoso dos Jogos seria na Barra da Tijuca, como seria mostrado no Pan-americano do Rio de Janeiro, que aconteceria em 2007. Apesar da melhora no projeto apresentado, Em 2005 Rio de Janeiro mais uma vez ficou na primeira fase do processo, que foi vencido por Londres, muito por causa do problema da falta de segurança pública  na cidade

Em 2006, Foi mais uma tentativa do COB em sediar os Jogos Olímpicos em 2016 e eles apostavam que atingissem o sucesso no Pan de 2007, realizado na cidade, com uma evolução de de arenas pela cidade, além do aumento da infra-estrutura em segurança e transporte para poder finalmente sediar os Jogos. O projeto apresentava um grande legado ecológico para cidade, o que fez inclusive Londres ser escolhida em 2012. O Rio de Janeiro passou pela primeira vez pela primeira fase de escolha, ficando com a última vaga disponível e iria para a segunda confiante.

Considerado antes azarão, a candidatura brasileira foi ganhando força graças a uma forte campanha internacional, feita com ajuda do governo federal do presidente Lula. Em 2 de outubro de 2009 na disputa com Chicago,que era considerada a cidade favorita, Madrid e Tóquio,  o Rio finalmente pode ter o privilégio de sediar uma edição de Jogos Olímpicos, que começam nessa semana.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar