Últimas Notícias

Surto Entrevista: Érika Cristiano

Perguntas Por Bruno Bezerra

Érika é umas das jogadoras mais versáteis da seleção brasileira de futebol feminino. Atualmente jogando no Paris Saint Germain, ela vai para sua terceira olimpíada com a expectativa de conseguir um feito tão bom ou melhor do que sua estreia em jogos Olímpicos, quando conquistou a medalha de prata. Em entrevista para o Surto Olímpico, a zagueira/ volante  de 28 anos falou sobre as expectativas sobre os jogos Rio 2016 e sobre sua carreira. confira abaixo :


- Qual sua expectativa para os Jogos Olímpicos do Rio? O fator casa irá pesar para a seleção brasileira? Qual será o nosso principal adversário na primeira fase? 

Estou contente pelos Jogos Olímpicos serem aqui no nosso Brasil e acredito que tudo isso nos ajudará dentro de campo. Temos a pressão por sermos brasileiras, mas, ao mesmo tempo, isso é gostoso e positivo. E não penso em principal adversário, estamos concentradas pra jogar com todas as seleções. 

- No Brasil, assim como no exterior, existem fãs massivos de futebol feminino, que acompanham a modalidade o ano inteiro, desde campeonatos nacionais até internacionais. Como você enxerga a torcida pelo futebol feminino que sempre a acompanha? 

Tenho que agradecer esses fãs e torcedores que sempre acompanham a modalidade, eles nos dão todo prazer de jogar futebol. São importantes em nossas vidas, nos incentivam todo momento. E espero que estejam sempre conosco. Amo o calor deles.

- O PSG é o atual vice campeão do campeonato feminino da França e são uma das principais forças no cenário europeu. Quais são as suas perspectivas no futuro com o clube?

O Paris Saint-Germain tem um nome forte na Europa, mas para essa temporada eu não sei como o elenco ficará. Acredito que haverá novas jogadoras que ajudarão em termos de "vontade ", isso é ótimo. Consequentemente, teremos outras jogadoras experientes para equilibrar tudo isso. Mas o objetivo certamente é alcançar o primeiro lugar do Campeonato Francês e ir o mais longe possível na Europa, não penso o contrário. Quero ajudar da melhor maneira possível. 

- Quais são as principais diferenças entre o futebol feminino brasileiro e o francês? 

Acredito que fisicamente seja diferente, e a orientação tática também: elas são mais disciplinadas. O Brasil ainda acredita muito na parte técnica e individual. 

- Será a sexta Olimpíada de Formiga, uma das principais atletas da seleção brasileira em todos os tempos. Como é a sensação de atuar junto com uma verdadeira lenda da modalidade? 

Realmente, ela é uma lenda, mas alguém bem real ao mesmo tempo (risos). Tenho o maior prazer de conhecê-la e saber que ela é brasileira. Ela é um exemplo como jogadora e como pessoa. A Formiga tem um futebol completo: finaliza com as duas pernas, ataca e defende muito bem, tem uma parte física excelente e é muito inteligente no campo. 

- Você é notabilizada por sua versatilidade, jogando de zagueira, meia ou até atacante. Na seleção brasileira, você espera ter seu leque de variações táticas sendo aproveitado?

Acredito que não terei tantas oportunidades nessa Olimpíada, mas estou preparada se precisarem do meu trabalho. Em Olimpíadas passadas, exerci algumas funções diferentes no campo, e isso me tornou uma jogadora versátil, algo que só acrescentou na minha carreira. Agradeço muito aos antigos treinadores por isso.

- Você disputou sua primeira Olimpíada em 2008, na qual o Brasil foi medalhista de prata. Quais são suas lembranças da edição dos Jogos de Pequim? 

Lembranças boas, de muito trabalho, entrega, grupo unido, com um só pensamento. Se tivesse que brigar e consertar na mesma hora, isso seria feito, e não deixávamos nada e ninguém atrapalhar o trabalho. Lembro que o técnico Jorge Barcelos "acabou comigo" no intervalo de Brasil e Alemanha, porque bobeei em uma bola que originou o gol da Alemanha. Mas não me abati, e conseguimos empatar ainda no primeiro tempo. No vestiário tomei uma bronca enorme, porém a Daniela Alves me defendeu na frente de todos, e disse que iríamos virar aquela partida...Resumindo: viramos pra 4 a 1. Isso jamais esquecerei. 

- Qual sua mensagem para o torcedor brasileiro que está torcendo por uma grande campanha da seleção feminina nos Jogos Olímpicos?

Precisamos muito do apoio positivo dos torcedores, que continuem nos motivando. Faremos o possível e o impossível pra termos uma colocação importante nessa Olimpíada. Com apenas um só objetivo: uma medalha olímpica. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar