Últimas Notícias

Seleção masculina de Ginástica Artística faz treino de pódio e identifica ajustes para a estreia no sábado

Pela primeira vez com uma equipe completa nos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira masculina de ginástica artística entrou em ação no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (3), Arthur Zanetti, Arthur Nory, Diego Hypolito, Francisco Barretto e Sérgio Sasaki realizaram o treino de pódio na Arena Carioca 2, atividade em que exibem suas séries para uma análise prévia da arbitragem. Após algumas falhas, o objetivo do elenco é, agora, consertar o que deu errado antes da estreia na competição classificatória, no próximo sábado (6).


“Aqueles detalhes, como o ângulo dos movimentos, nós definimos hoje. Se tiver que tirar alguma coisa da série, também fechamos em cima desse treino. Pudemos tirar as dúvidas em cada aparelho”, comenta o técnico Renato Araújo. “Aconteceram alguns erros, mas é normal em um primeiro contato com o ginásio. É hora de tirar essas dúvidas e se adaptar à iluminação, à cor do colchão, ao reflexo, principalmente na parte acrobática, e aproveitar esses últimos dias para treinar os detalhes e os erros de hoje”, ressalta.

Sérgio Sasaki foi um dos brasileiros a enfrentar um problema quando a equipe passou pelo salto. “Quando ele fez a meia volta do Dragulescu carpado, ele caiu um pouco em cima da perna direita e teve uma sobrecarga maior”, explica Renato. O mesmo joelho do atleta precisou ser operado no ano passado, quando Sasaki ficou afastado de importantes competições, como o Mundial e os Jogos Pan-Americanos.

A dor sentida no treino de hoje, contudo, foi considerada normal. “Nós o poupamos do solo, mas se fosse em competição certamente ele iria sem problemas”, afirmou o treinador. “Foi coisa do treino, às vezes acaba forçando mais. A comissão técnica achou melhor dar uma poupada. É um salto novo, com dificuldade maior, então tem que ter atenção”, confirmou o ginasta.

Sasaki, que já havia disputado o evento-teste na Arena Olímpica no mês de abril, aprovou a estrutura encontrada e o primeiro dia de compromisso oficial para os Jogos Rio 2016. “Hoje foi dia de adaptar uma série de fatores. Gostei do treino e agora é marcar na cabeça o que precisa melhorar para sábado”, resume.

Nas últimas semanas, a seleção masculina já vinha simulando o treino de pódio sempre às quartas-feiras e a competição olímpica aos sábados, até mesmo para trabalhar o lado emocional dos atletas. Os ginastas brasileiros disputarão as qualificatórias na primeira subdivisão, das 10h30 às 13h, iniciando a competição pelas argolas.

Aparelho do campeão olímpico Arthur Zanetti, as argolas também foram foco de atenção durante o treino de pódio, especialmente quando o grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial no ano passado, executou seus movimentos. “Foi boa a série, ele está no páreo. Os chineses também estão bem nas argolas. Deve ficar entre quatro atletas”, acredita Renato Araújo.

Foto: COB



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar