Últimas Notícias

Rugby de Fiji conquista o ouro e o país sobe pela primeira vez em um pódio olímpico

"Eu nunca sonhei que pudesse ser um atleta olímpico, muito menos um medalhista, muito menos um medalhista de ouro", disse Osea Kolinisau, capitão da equipe fijiana de rugby sevens, após a conquista da medalha de ouro, na noite de quinta-feira, no Estádio Olímpico de Deodoro.

Nunca Fiji havia obtido uma medalha olímpica. Agora, a equipe de 13 jogadores - número que, sozinho, supera o da delegação fijiana de Londres 2012 - entra para a história em um contexto repleto de ineditismo. Além de ser a primeira medalha do país, também é a primeira medalha do rugby sevens masculino em Olimpíadas.

A campanha de Fiji rumo ao ouro começou justamente contra o Brasil, dono da casa. A vitória por 40 a 12 foi só a primeira de uma campanha que ainda teria cinco triunfos. O mais apertado deles foi o das quartas de finais, contra a Nova Zelândia. Na ocasião, a vitória por 12 a 7 veio com um trie e uma conversão no início do segundo tempo.

Osea Kolinisau (Foto: WorldRugby)

A final foi contra a Grã Bretanha, que tirou a África do Sul nas semifinais, Se a diferença física era visível antes mesmo do apito inicial, quando a bola foi chutada pela primeira vez o contraste ficou ainda mais evidente. Bastaram 57 segundos para o primeiro trie de Fiji. O primeiro tempo seguiu com a equipe de branco e preto comandando as ações, o que deixou o placar em 29 a 0 no intervalo.

A segunda etapa foi apenas protocolar, em uma partida que terminou 43 a 7. "Eu disse aos garotos quando estávamos no pódio, 'Isso está acontecendo, somos os medalhistas de ouro?' Provavelmente quando acordarmos amanhã vai cair a ficha para nós, que o feito que conseguimos aqui será uma parte da nossa história quando voltarmos para casa", disse o capitão Kolinisau, maior pontuador fijiano na campanha.

No relato do técnico Ben Ryan, nascido na Grã Bretanha e que comanda a seleção de Fiji, o rugby já é um esporte que domina a ilha e faz dos jogadores ídolos nacionais, tanto que, quando o país conquistou pela primeira vez a World Series, a viagem de ônibus do aeroporto para a capital Suva demorou nove horas - sendo que em situações normais duraria três - por conta da multidão que se formou no caminho. A chegada saindo do Rio, então, deve superar dez. Provavelmente a melhor viagem de dez horas da vida desses jogadores.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar