Últimas Notícias

Rio 2016 na TV: emissoras se preparam para a maior cobertura da história da TV esportiva do Brasil

Não foram só os atletas que se prepararam muito para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As emissoras brasileiras colocaram a mão na massa para fazer a cobertura do evento. E nunca na história da Tv brasileira se fez uma cobertura tão grande para um evento esportivo. Para se ter uma ideia, a estreia do futebol feminino brasileiro, que acontece no dia 3 de agosto, às 16h, será transmitida por 7 emissoras diferentes. Na Copa do Mundo de 2014, as partidas do Brasil eram transmitidas por 6 canais.

Serão três canais na Tv aberta (Band, Globo e Record) e mais quatro na Tv fechada (BandSports, ESPN, Fox Sports e SporTv). Vale lembrar que várias dessas emissoras vão contar com mais de um canal. Na TV aberta, por exemplo, a Record vai contar com o auxílio da Record News e na Tv fechada o SporTv vai fazer história colocando no ar 16 sinais na televisão.

Veja as características das coberturas de cada emissora.

TV Aberta

Globo
A principal emissora do país faz seu retorno as transmissões olímpicas em grande estilo. Vale lembrar, que em 2012 a Globo não transmitiu o evento. Agora, o canal dos Marinho promete mais de 100 horas de transmissão esportiva com foco total nas competições onde o Brasil estiver presente na disputa. Galvão Bueno, que tem narrações históricas em Jogos Olímpicos, vai ser a principal voz da emissora de maior audiência do país. Desde o último domingo (31), a emissora apresenta seus telejornais de um super estúdio dentro do Parque Olímpico. A estrutura, que fica no meio das arenas esportivas tem impressionado até grandes emissoras do mundo, como a norte-americana NBC. Os comentaristas que participarão da cobertura, que são chamados de "time de ouro da Globo" tem certamente os nomes mais populares entre a torcida. Destaques para Fabi, do vôlei e Hortência, do basquete.

Ponto forte - O grupo Globo é patrocinador de mídia do evento. Isso pode fazer a diferença na hora de entrevistar atletas e conseguir material exclusivo.
Ponto fraco - A cobertura deve ser voltada para as partidas onde o Brasil estiver presente. Ou seja, não adianta tentar ver a final olímpica do basquete masculino na Globo, se o Brasil não estiver lá.

Record
A emissora dos Macedo ainda busca seu prestígio olímpico. Seu novo projeto esportivo é ousado e tem como o objetivo anexar sua marca ao esporte olímpico. Começou lá em 2011, em uma questionável cobertura dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara. Mas um ano depois, nas Olimpíadas de Londres, que a emissora transmitiu com exclusividade na Tv aberta, o avanço foi visível. Hoje o canal tem uma equipe esportiva de qualidade que também promete fazer transmissões que agradem o telespectador. Nas Olimpíadas do Rio, a emissora também deve seguir o Brasil nas competições mas se seguir a lógica das últimas transmissões esportivas, deve dar também importância para esportes menos populares no país, como saltos ornamentais e tiro com arco.

Ponto forte - Na Tv aberta, será a única que terá um auxílio de um segundo sinal. A Record News também fará a cobertura. Em um evento com muitas competições simultâneas, isso  é um diferencial importante.
Ponto fraco - Mesmo transmitindo os últimos grandes eventos poliesportivos, a emissora ainda não possui o chamado prestígio olímpico internacional.

Band
A Band tem muita tradição em transmissões esportivas. Parceira da Globo em aquisições de eventos internacionais da área, a emissora dos Saad sofreu este ano para montar um panejamento olímpico. A crise financeira que se abateu sobre a emissora foi a responsável, segundo os próprios diretores, por acabar com as transmissões do Campeonato Brasileiro. Este ano, a meta é fazer uma cobertura com a marca e o estilo do canal.

Ponto forte - Das três emissoras abertas, é a que está prometendo a maior quantidade de horas de transmissão. A grade da Band não é tão rígida quanto a das concorrentes.
Ponto fraco - A crise financeira pode proporcionar uma cobertura com menos qualidade. Deveremos ver por exemplo, menos narradores narrando as competições in loco.

Tv Fechada

BandSports
O braço da Band na Tv fechada deve manter a sua tradição olímpica. A tendência, segundo os diretores da emissora do Morumbi, é que o canal transmita eventos alternativos ao que estiver sendo transmitido na Tv aberta.

ESPN
Os canais ESPN também mantêm a sua tradição olímpica indo para sua sexta cobertura consecutiva. No Rio, a grande arma do canal deverá ser o time de comentaristas, que é considerado pelos críticos um dos melhores da Tv esportiva brasileira.

FOX Sports
O estreante em Jogos Olímpicos no Brasil é o caçula entre os canais esportivos brasileiros. Desde que chegou e comprou briga com a Globo, em 2012, com a Copa Libertadores da América, o canal transmite grandes eventos. Passado o primeiro momento de, houve uma parceria com a emissora dos Marinho permitindo que o canal multinacional transmitisse para o Brasil a Copa do Mundo de 2014 e agora as Olimpíadas do Rio. O grande destaque da cobertura será a presença do grupo Porta dos Fundos nas transmissões.

SporTV
Se existe uma emissora responsável pelo fato desta ser a maior cobertura esportiva da história da Tv brasileira, esse canal certamente é o SporTV. O braço esportivo da Globo na Tv fechada vai ter 16 canais na televisão e mais 40 sinais ao vivo na internet para cumprir a ousada meta de transmitir 100% dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os três primeiros canais, que já existem normalmente, vão transmitir as competições nobres das Olimpíadas. O quarto canal terá uma programação jornalística com 24 horas ao vivo durante os Jogos. Os outros serão setorizados por grupos de esporte. Por exemplo, o SporTV8 transmitirá Judô, Boxe e Taekwondo, o SporTV 6 transmitirá Ginástica, Atletismo e Vela. A cobertura será um grande desafio para o canal que promete não deixar de lado as transmissões do Campeonato Brasileiro, que não será interrompido para os Jogos. Será uma verdadeira força tarefa com narradores, 110 comentaristas e uma grande equipe que trabalhará por trás das câmeras e que vão fazer parte dessa cobertura que sem sombra de dúvidas, ficará na história da televisão mundial.

Emissoras sem direitos de transmissão
Entre os canais esportivos do Brasil, apenas o Esporte Interativo não tem os direitos de transmissão do evento. Isso não impedirá a emissora do grupo Turner de fazer uma ampla cobertura das competições. Os produtores até colocaram um estúdio no Rio de Janeiro. 

Ainda na TV fechada, a Globo News também vai participar da cobertura jornalística do evento. Na Tv aberta, RedeTV e SBT que têm pouca tradição esportiva, principalmente no caso da emissora de Sílvio Santos, prometem focar a cobertura na parte jornalística.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar