Últimas Notícias

O “ex-dragão gordinho” do tênis de mesa que mobiliza a paixão de 1,3 bilhão de torcedores

Se a divisão populacional entre os países valesse como critério para definir audiência, seria válido dizer que, para 20% das pessoas conectadas aos Jogos Olímpicos do Rio mundo afora, há um nome tão ou mais relevante que Usain Bolt, Novak Djokovic ou os astros da NBA. Um atleta de 27 anos que não fala inglês com naturalidade, é tímido para dar entrevistas com o tradutor chinês-inglês ao lado e carregou durante um bom tempo, na adolescência, o apelido de "Dragão Gordinho". 

“Eu tinha o rosto meio cheinho, redondo, quando era mais jovem e ganhei esse apelido dos colegas de equipe”, disse Ma Long. Hoje mundialmente conhecido pelo ótimo trabalho de pernas durante as partidas e a forma física impecável, o atleta de 27 anos, 1,75m e 72kg é o número um do ranking mundial do tênis de mesa. 

Na China, o esporte tem dimensão cultural e simbólica similar à do futebol no Brasil. Há quem brinque que, para eles, não trazer para casa todos os ouros do tênis de mesa teria peso comparável aos 7 x 1 do Brasil na semifinal da Copa de 2014. E existe um quase consenso na modalidade: a competição interna para definir o time chinês é mais complicada do que a tarefa de ganhar de todos os competidores do resto do mundo. 

“As duas coisas são muito, muito difíceis”, afirmou Ma Long, após a primeira sessão de treinos da equipe asiática no Pavilhão 3 do Riocentro, palco da modalidade nos Jogos Olímpicos, entre os dias 6 e 17 de agosto. “Nos quatro últimos anos, treinei muito duro e joguei partidas e torneios extremamente difíceis. Como todos sabem, a competitividade dentro da equipe chinesa é forte. Só havia duas vagas para estar aqui, e conseguir estar nesse posto exige dedicação”, afirmou.

Pressão
Com amplo favoritismo na disputa por equipe, o grande desafio de Ma Long na chave individual tem tudo para ser contra seu compatriota e atual campeão olímpico, Zhang Jike. As partidas entre os dois costumam ser épicas e envoltas em rivalidade, embora nos últimos meses Zhang Jike tenha sido o único entre os chineses da seleção a perder algumas vezes para “não chineses” no circuito mundial. Mas, ao mesmo tempo, Jike é conhecido pela capacidade de brilhar mais intensamente em eventos de grande porte. 

“O único trunfo do resto do mundo é que eles chegam sob muita, muita pressão. É desse cenário bem específico que algum outro atleta pode ser aproveitar. As Olimpíadas são um torneio diferente, com uma atmosfera diversa”, afirmou recentemente, durante um torneio de demonstração da modalidade no Rio, o veterano Jean-Michel Saive. O belga já liderou o ranking mundial da modalidade e disputou sete vezes os Jogos Olímpicos. “E o Ma Long tem mesmo de se cuidar. O Zhang Jike é bem conhecido por tirar cartas da manga em torneios de grande repercussão”, completou Saive. 

Ma Long diz ter exata noção disso. “Existe, sim, muita pressão. A medalha de ouro individual olímpica está num nível bem mais alto na comparação com qualquer outro torneio. A minha expectativa, claro, é buscá-la. Mas sei que, para isso, preciso estar 100% focado o tempo inteiro e desempenhar 100% do meu jogo”, afirmou o campeão mundial. 

Elogios ao Brasil
A equipe brasileira, no cenário mundial, ocupa um status de coadjuvante qualificada. Qualificada porque tem sido hegemônica, principalmente no masculino, no continente americano. No ano passado, o país ficou com o título individual e por equipes do Pan de Toronto, no Canadá. Além disso, Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto, o trio que representará o país no Rio, tem feito partidas bastante equilibradas contra atletas do top 20 do mundo, conquistando inclusive importantes vitórias. Para Ma Long, esse crescimento tem sido visível. 

“Nos últimos anos, o Brasil melhorou bastante, com jogadores muito competitivos. Eles têm uma comissão técnica extremamente qualificada e vejo um futuro promissor para eles”, afirmou, citando especificamente um dos consultores técnicos da equipe brasileira, Peter Karlsson. O sueco foi tetracampeão mundial por equipes e campeão europeu na chave individual em 2000. 

Foto: ITTF


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar