Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Tiro Esportivo

O tiro esportivo está no programa olímpico desde a primeira edição, em 1896. Mas a partir de 1968 que as mulheres puderam participar da competição, junto com os homens e só tiveram uma prova exclusiva delas a partir de 1984. Atualmente, o tiro esportivo é disputado em 15 categorias, sendo 9 masculinas e 6 femininas.

São três as armas usadas nas competições: A pistola, carabina e a espingarda, usada em provas do tiro ao prato. Cada prova tem uma fase de qualificação, com a quantidade de disparos variando entre 40 e 120, e uma fase final, onde cada competidor atira entre 20 e 45 vezes, com exceção da prova da pistola 25m, que pode precisar de um número maior de tiros para a definição do vencedor.

Em Londres, nove países conquistaram medalha de ouro nos quinze eventos, um recorde que mostra o equilíbrio entre os países no tiro esportivo, apesar de que países como Estados Unidos, China, Rússia, Coréia do Sul e Itália sejam os países com mais tradição no esporte.


Eventos com finais no dia 6 de Agosto

Pistola de ar 10m masculina
Sede: Centro Olímpico de tiro
Competidores: 46 atletas de 31 países
Favorito ao ouro:   Felipe Wu,  Oleh Omelchuk
Candidatos a medalha:  Jitu Rai,  Jong Oh Jin,  Xuan Vinh Hoang,  Pablo Carrera, Will Brown
 Brasil: Felipe Wu e Julio Almeida

Felipe Wu pode fazer história logo no primeiro dia de competições dos Jogos. Foto: Divulgação

Logo no primeiro dia de disputa reside a melhor chance de medalha do Brasil no tiro. Felipe Wu é o número 1 do ranking na pistola de ar 10 metros e é a grande esperança de repetir uma medalha que não vem a 96 anos para o Brasil. O ouro é possível, mas ele terá adversários fortes na disputa, como o ucraniano Oleh Omelchuk, que ficou em quinto nessa prova em Londres e vem de bons resultados em etapas de copa do Mundo nesse ano. correndo por fora, tem o indiano Jitu Rai, terceiro do ranking e o campeão olímpico dessa prova em Londres, o coreano Jong Oh Jin. Mas Wu tem capacidade suficiente para fazer história e pegar uma medalha.

O experiente Julio Almeida é o número 16 do ranking e pode surpreender, se estiver em um bom dia. Sua melhor em olimpíadas é um décimo segundo lugar em Pequim, e terminar em uma posição melhor no Rio de Janeiro já seria um grande feito.

Carabina de ar 10m feminina
Sede: Centro Olímpico de Tiro
Competidoras: 51 atletas de 38 países
Favoritas ao ouro:  Andrea Arsovic,  Siling Yi
Candidatas a medalha:  Gorette Zumaya,  Olivia Hoffmann,  Selina Gschwandtner,   Li Du
 Brasil: Rosane Budag

Nessa prova, o favoritismo está com a sérvia Andrea Arsovic, que após o quinto lugar no mundial de 2014, tem tido uma ótima regularidade em etapas de copas do mundo, inclusive vencendo algumas. Mas sua adversária pelo ouro é a atual campeã olímpica da prova e quer o bi: A chinesa Siling Yi tem a experiência ao seu favor e o tiro é um esporte que privilegia a experiência de seus atletas. Correndo por fora estão a jovem mexicana Gorette Zumaya, de apenas 19 anos, mas ela é considerada um fenômeno e a também chinesa Li Du, bicampeã olímpica em Atenas e Pequim.

O Brasil estará representado na prova por Rosane Budag, número 90 no Ranking mundial, que um objetivo realista seria ficar entre as 30 melhores na competição. ao menos ela terá um feito importante: será a primeira brasileira a competir nas Olimpíadas, já que sua prova é a primeira no dia 6 de agosto.


Eventos com finais no dia 7 de Agosto

Pistola de ar 10m feminina
Sede: Centro Olímpico de Tiro
Competidoras: 44 atletas de 34 países
Favoritas ao ouro:  Olena Kostevych
Candidatas a medalha:  Bobana Velikovic,  Weijun Guo,  Anna Korakake,  Mengxue Zhang,  Sonia Franquet
 Brasil: Não tem representante

Kostevych foi ouro em 2004 e quer sua segunda medalha de ouro no Rio de Janeiro Foto: ISSF/Divulgação

Olena Kostevych é o nome a ser batida na prova. A ucraniana quer repetir o ouro conquistado em Atenas e tem totais condições de conseguir, afinal em 2016 ela ganhou duas etapas da Copa do mundo de tiro. A sérvia Bobana Melikovic, segunda do Ranking mundial, e Wenjun Guo, atual bicampeã olímpica, deverão ser suas maiores adversárias pelo ouro.


Fossa feminina
Sede: Centro Olímpico de Tiro
Competidoras: 21 atletas de 18 países
Favoritas ao ouro:  Ray Bassil
Candidatas a medalha:  Satu Makela-Numela,  Corey Cogdell,  Fátima Galvéz, Laetisha Scanlan, Yi-Chun Lin
 Brasil: Janice Teixeira

A libanesa Ray Bassil tem a grande chance de conqusitar o ouro nessa prova. Primeira do ranking mundial, Bassil tem feito um 2016 quase perfeito, com vários pódios em etapas de Copa do mundo. Sua principal adversária é a finlandesa Satu Makela-Numela, ouro em Pequim nessa prova e segunda do ranking. A americana corey Cogdell e a espanhola Fátima Galvéz, são algumas das atiradoras que lutarão pelo pódio na prova.

Janice Teixeira é a representante do Brasil. Número 73 do ranking mundial, Janice estreia em jogos olímpicos aos 54 anos e é a atleta mais velha da delegação brasileira nos jogos olímpicos. No seu melhor resultado na prova é um trigésimo sétimo lugar em uma etapa de Copa do Mundo, e talvez a última posição dentre as vinte e uma participantes seja o mais provável para atiradora brasileira.

Eventos com finais no dia 8 de Agosto

Carabina de ar 10m masculina
Sede: Centro Olímpico de Tiro
Competidores: 50 atletas de 33 países
Favoritos ao ouro:  Yifei Cao,  Haoran Yang
Candidatos a medalha:  Serhiy Kulish,  Julian Justus,  Vladmir Masleninkov,  Filip Nepejchal
 Brasil: Não tem representante

A disputa pela medalha nessa prova será caseira. Os chineses Yang Haoran e Cao Yifei, melhores do ranking, tem feito boas disputas em etapas de Copa do Mundo e devem lutar pelo ouro no Rio de Janeiro. Mas nomes como Vladimir Maslenikov, Filip Nepejchal, de apenas 17 anos podem surpreender e brigar pelo lugar mais alto do pódio.

Fossa masculina
Sede: Centro Olímpico de Tiro
Competidores: 33 atletas de 27 países
Favoritos ao ouro:  Alberto Fernandéz
Candidatos a medalha:   Erik Varga,  Aleksey Alipov,  Giovani Cernogoraz, 
 Brasil: Roberto Schmits

A disputa na fossa masculina, o popular tiro ao prato, promete ser interessante. O espanhol Alberto Fernandéz tem o favoritismo por ser primeiro do ranking e ter melhores resultado em 2016. Mas ele tem concorrentes experientes, como Erik Varga e o campeão olímpico de Londres Giovani Cernogoraz, que podem lutar pela medalha de ouro.

Roberto Schmits surpreendeu e ficou com a vaga brasileira na prova. suas boas atuações não o colocaram muito acima no ranking (ele é o 70º do mundo) e seu melhor resultado no ano em uma etapa de copa do mundo é um trigésimo primeiro lugar. Então, Os jogos para ele servirão para melhorar suas marcas pessoais.

Eventos com finais no dia 9 de Agosto

Pistola 50m masculino
Sede: Centro olímpico de Tiro
Competidores: 41 atletas de 27 países
Favoritos ao ouro:  Jong-oh Jin
Candidatos a medalha:  Wei Pang,  Ritu Jai,  Oleh Omelchuk, Zhiwei Wang,  Pablo Carrera
 Brasil: Felipe Wu e Julio Almeida

Jong-Oh Jin vem para o Rio buscar o seu tri olímpico. foto: ISSF/ Divulgação

Essa prova tem um favorito e ele se chama Jong-Oh Jin. O sul-coreano é bicampeão olímpico da prova e vem para o Rio de Janeiro buscar o tri. Pelos seus últimos resultados, a chance da terceira medalha dourada é muito grande, mas nomes como Jitu Rai, Zhiwei Wang e Oleh Omelchuk querem atrapalhar a festa de Jin. 

O Brasil terá na prova Felipe Wu e Julio Almeida, números 50 e 53 no ranking respectivamente, mas como ambos estão focados na pistola de 10m, onde tem mais chances, devem fazer essa prova mais descompromissados e o que vier para eles nessa prova será lucro.

Eventos com finais no dia 10 de Agosto

Pistola 25 metros feminina
Sede: Centro olímpico de Tiro
Competidoras: 40 atletas de 31 países
Favoritas ao ouro:  Jingjing Zhang
Candidatas a medalha:  Antoaneva Boneva,  Olena Kostevych,  Anna Korakaki,  Jang-mi Kim, 
 Brasil: Não tem representante

Jingjing Zhang é a grande favorita dessa prova. a chinesa vem fazendo ótimos resultados e dificilmente sairá do Rio de Janeiro sem uma medalha no peito. A búlgara Antoaneta Boneva é que deve tentar pegar o ouro da chinesa, assim como Olena Kosterych

Fossa dublê masculina
Sede: Centro olímpico de Tiro
Competidores: 22 atletas de 16 países
Favoritos ao ouro:  James Willett,  Wilian Chetcuti,  Joshua Richmond
Candidatos a medalha:  Andrew Low,  Vasily Mosin,  Qiang Pan
Brasil: Não tem representante

Essa promete ser a disputa mais equilibrada no tiro esportivo. três nomes aparecem com bons resultados e em boa fase para os jogos. James Willett, Wilian Chetcuti e Joshua Hamilton tem totais condições de ficar com o ouro. Resta saber quem estará melhor preparado no dia. Os veteranos Andrew Low e Vasily Mosin correm por fora na disputa de medalhas

Eventos com finais no dia 11 de Agosto

Carabina três posições feminina
Sede: Centro Olímpico de Tiro
Competidoras: 37 atletas de 27 países
Favoritas ao ouro:  Snjezana Pejcic
Candidatas a medalha:  Petra Zublasing,  Barbara Englelder,  Binbin Zhang, Nandinzaya Gankhuyag
 Brasil: Rosane Budag

Outra prova que tem uma super favorita é a carabina três posições feminina, com a croata Snjezana Pejcic, que tem feito um ciclo olímpico quase impecável, principalmente em 2016 nas estapas da copa do mundo e pinta como grande favorita ao ouro no Rio de Janeiro. Quem vai tentar a difícil missão de evitar o ouro de Pejcic é a alemã Barbara Englender, a mongoliana Nandinzaya Gankhuyag e a chinesa Binbin Zhang.

Apesar de não estar Ranqueada nessa prova, Rosane Budag conseguiu melhores resultados em etapas de Copa do mundo em 2016 na carabina três posições e deverá ficar em uma posição um pouco melhor do que na carabina de ar 10m. 

Eventos com finais no dia 12 de Agosto

Carabina deitado masculina
Sede: Centro olímpico de Tiro
Competidores: 47 atletas de 31 países
Favoritos ao ouro:  Torben Grimel,  Henri Junghanel
Candidatos a medalha:  Warren Potent,  Stevan Pleitkosic,  Petar Gorsa,  Michael McPhail
 Brasil: Cassio Rippel

Torben Grimel foi prata em Sydney 2000, e pode conquistar o ouro dezesseis anos depois. Ele é líder do ranking mundial, e em 2016 está quase perfeito, com diversas vitórias em etapas de copa do mundo. Um ouro quase certo, só não é tão certo porque o alemão Henri Junghanel, o único que bateu Grimel em 2016, quer estragar a festa dinamarquesa. Na luta por medalha, não podemos descartar nomes como os veteranos Warren Potent, bronze em Pequim e Steivan Pleitkosic, bronze em Barcelona 92!

O Brasil será representado na prova por Cássio Rippel, número 41 do ranking mundial. Cássio foi campeão pan-americano e nos jogos olímpicos, o objetivo mais realistas seria ficar entre os 30 melhores do mundo.

Skeet feminino
Sede: Centro olímpico de Tiro
Competidoras: 21 atletas de 17 países
Favoritas ao ouro:  Sutiya Jiewchaloemmit
Candidatas a medalha Morgan Craft,  Chiara Cainero,  Diana Bacosi,  Kimberly Rhode,  Amber Hill
 Brasil: Daniela Carraro

Quem tem o favoritismo na prova é Sutiya Jiewchaloemmit. Com duas vitórias em etapas de copa do mundo e primeira do ranking, o ouro tem boas chances de ficar com ela. Mas duas italianas e duas americanas esperam lutar pelo pódio também. Chiara Cainero, ouro nessa prova em Pequim, E dina Bacosi e Morgan Craft e Kimberly Rhode, ouro em Londres, devem disputar tiro a tiro pelo pódio.

Daniela Carraro é a representante brasileira na prova.Número 47 do mundo, teve como seu melhor resultado em 2016 um vigésimo segundo lugar em uma etapa de copa do mundo. com 21 atletas na disputa, ela deverá ficar entre os últimos lugares na competição.

Eventos com finais no dia 13 de Agosto

Pistola rápida 25m masculina
Sede: Centro olímpico de Tiro
Competidores: 26 atletas de 20 países
Favoritos ao ouro Fusheng Zhang,  Christian Reitz
Candidatos a medalha:  Jean Quiquampoix,  Jun-Hong Kim,  Keith Sanderson,  Alexei Klimov
 Brasil: Emerson Duarte

Teremos uma boa disputa pelo ouro nessa prova. Fusheng Zhang e Christian Reitz tem duelado em etapas de copas do mundo em 2016, e no Rio de Janeiro não deverá ser diferente. Quem corre por fora pela medalha de ouro é o francês Jean Quiquampoix, terceiro do ranking mundial e com bons resultados em 2016.  Alexei Klimov, que venceu a etapa da Copa do mundo do Rio de Janeiro, também pode surpreender

Emerson Duarte representa o Brasil na prova, onde ele é o número 18 do ranking mundial. Prata no pan de Toronto, Emerson terminou uma etapa da Copa do mundo em sexto lugar e conseguir chegar a uma final olímpica nessa prova seria um grande feito para o atleta de 45 anos.

Skeet masculino
Sede: Centro Olímpico de Tiro
Competidores: 32 atletas de 23 países
Favoritos ao ouro:  Vincent Hancock
Candidatos a medalha:  Azmy Mehelba,  Marcus Svensson,  Stefan Nilsson,  Gabriele Rossetti,  Jesper Hansen,
 Brasil: Renato Portela


Vincent Hancock é bicampeão olímpico no skeet e dificilmente não ficará sem sua terceira medalha de ouro. Apesare de não estar tão bem assim em 2016, nos anos anteriores ele continuou dominante e seria uma zebra que se ele não fosse tri olímpico. Quem quer acabar com a festa do americano é o egípcio Azmy Mehelba, os suecos Marcus Svensson e Stefan Nilsson, todos campeões de etapas de Copa do mundo em 2016.

Renato Portela é o representante do Brasil na prova. o veterano atleta vai para sua primeira olimpíada e deve apenas fazer uma participação digna, sem muito foco em resultado.


Eventos com finais no dia 14 de Agosto

Carabina três posições masculina
Sede: Centro olímpico de Tiro
Competidores: 44 atletas de 27 países
Favoritos ao ouro:  Matthew Emmons
Candidatos a medalha:  Petar Gorsa,  Serhiy Kulish,  Quinan Zhu,  Milenko Sebic,  Peter Sidi, 
 Brasil: Cassio Rippel

Matthew Emmons quer deixar de ser azarado e conseguir o ouro em sua especialidade no tiro Foto: USA today

Em rio 2016, Mathew Emmons quer dar uma chega pra lá definitivo para o azar. após perder medalhas de ouro praticamente ganhas em 2004 e 2008, e conquistar o bronze em Londres, Emmons quer o ouro olímpico em sua especialidade. Se ele quer eliminar de todas as maneiras o azar, sobram os adversários para impedir seu ouro tão sonhado:o croata Petar Gorsa, segundo do ranking, o chinês Quinan Zhu e o sérvio Milenko Sebic esperam que Emmons tenha azar mais uma vez.

Cássio Rippel encerra a participação brasileira no tiro nessa prova que não é a sua especialidade, mas ele espera fazer um papel na prova.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar