Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Tênis



A novíssima quadra construída no Parque Olímpico para abrigar os torneios de tênis terá a oportunidade de receber os maiores tenistas do mundo. Nomes como Novak Djokovic, Serena Williams, Andy Murray, Garbiñe Muguruza, Angelique Kerber, Marcelo Melo, Bruno Soares, entre outros, estão confirmados nas Olimpíadas, e prometem um bom espetáculo para a torcida que rapidamente esgotou as entradas do esporte.

Por outro lado, com o alarme da possibilidade de contrair o zika virus (que comparado ao número de casos do início do ano anda bem menos intenso), somado ao motivo Olimpíada não dar pontos no ranking mundial da ATP/WTA e nem premiação, muitos atletas resolveram sair de cena. No feminino, a bielorrussa Viktoria Azarenka - que anunciou estar grávida - e a romena Simona Halep, ex-número 2 do mundo são os principais desfalques; no masculino, o movimento de desistência foi maior, com destaque para as ausências de tenistas como Dominic Thiem, Tomas Berdych, John Isner e Milos Raonic. Já por motivos de lesão, a maior ausência será do número 3 do mundo, o suíço Roger Federer, que de todas as conquistas que já teve na carreira, só faltou mesmo uma medalha de ouro no simples masculino.

O Brasil deve sonhar com boa campanha nas duplas masculinas, com Melo e Soares se juntando na briga pela medalha; nos torneios simples e duplas femininas, é torcer por uma surpresa vinda de Thomaz Bellucci ou Teliana Pereira.

Simples Masculino
Data: 06/08 a 14/08
Sede: Centro Olímpico de Tênis
Competidores: 64 atletas de ?? países
Favoritos ao ouro:  Novak Djokovic |  Andy Murray
Candidatos a medalha:   Rafael Nadal |  Kei Nishikori
 Brasileiros: Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva garantidos pelo ranking da ATP

Novak Djokovic é um dos nomes mais lembrados nas listas de "quem queremos ver no Rio 2016"; e não é pra menos, o melhor do mundo na atualidade chega aos Jogos com o desejo de conquistar o único título importante que ainda falta em seu currículo: a medalha de ouro olímpica. Em 2008, ele ficou com o bronze, perdendo a semifinal para o futuro campeão Rafael Nadal e vencendo James Blake terceiro lugar. Em 2012, perdeu mais uma semifinal, dessa vez para Andy Murray; e nem o bronze conquistou, perdendo o terceiro lugar para o argentino Juan Martín del Potro.

Murray, atual campeão olímpico, entra no grupo dos favoritos ao ouro. O britânico, nº 2 do mundo no ranking da ATP e atual campeão do torneio de Wimbledon terá, nessa Olimpíada, a oportunidade de não só conquistar o bi, mas uma nova revanche contra Djokovic, que o venceu em três das quatro finais em que se enfrentaram no ano de 2016. Na campanha Olímpica de 2012, além de bater Djokovic na semi, Murray venceu o suíço Roger Federer na final.


Murray busca o bi no Rio - EPA

Campeão olímpico de 2008, o espanhol Rafael Nadal passou por um longo período sofrendo com lesões - que inclusive o tiraram dos Jogos de Londres, em 2012. No Rio 2016, houve rumores de que o tenista jogaria apenas o torneio de duplas - o que foi negado pelo atleta. O número 4 do mundo tem, como principal título na temporada, o Masters 1000 de Monte Carlo. Dos principais tenistas, é o único que já possui experiência em torneios profissionais no Rio, tendo disputado o Rio Open 2015 - caiu na semifinal para o italiano Fabio Fognini.

O japonês Kei Nishikori, que se tornou o primeiro asiático a alcançar o Top-5 do tênis mundial em 2015 é um candidato a surpreender na corrida pelas medalhas. O tenista é um dos candidatos a ameaçar o domínio de Djokovic, Murray e cia. Em sua única Olimpíada, Nishikori caiu nas quartas de final em 2012 para Juan Martin del Potro.

Del Potro têm sofrido com lesões nos últimos dois anos, principalmente no pulso. Campeão do US Open 2009 e duas vezes semifinalista de outros Grand Slams, o argentino foi bronze em Londres 2012, mostrando que estava recuperado da primeira lesão. No Rio de Janeiro terá a chance de poder se recolocar mais uma vez entre os destaque do tênis mundial. Seu principal resultado nesta temporada foi derrotar Stan Wawrinka no aberto de Wimbledon.

Do Brasil, dois nomes vão jogar o torneio: Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, ambos garantidos pelo ranking da ATP. Bellucci tem chances de jogar duro contra os principais tenistas do circuito, como é de costume em outros torneios, mas terá de suar (e muito) a camisa para correr atrás de uma surpreendente medalha. Mais novo no circuito e um dos últimos rankeados a ser convocado, Rogerinho é um dos azarões do chaveamento olímpico.

O já citado Roger Federer é a principal ausência do torneio olímpico. Com uma lesão num dos joelhos, a lenda suíça desistiu do restante da temporada para fazer uma operação e poder se recuperar de forma que possa continuar a jogar em alto nível no circuito mundial. Quem também desfalca é o compatriota Stan Wawrinka, número 4 do mundo, que também está lesionado e não teria condição de jogar a Olimpíada.

Simples Feminino
Data: 06 a 13/08
Sede: Centro Olímpico de Tênis
Competidores: 64 atletas de ?? países
Favoritas ao ouro:  Serena Williams |  Garbiñe Muguruza |  Angelique Kerber
Candidatas a medalha:  Agnieszka Radwanska |  Roberta Vinci |  Venus Williams
 Brasileira: Teliana Pereira, por convite da ITF

Serena Williams é o grande nome esperado no torneio feminino nestes Jogos Olímpicos. A número 1 do mundo empatou recentemente o recorde de títulos em Grand Slams com a alemã Steffi Graf, 22 conquistas. E sua história nas Olimpíadas é longa: já conquistou três ouros jogando duplas ao lado da irmã Venus Williams, e em 2012, faturou pela primeira vez o título de simples, igualando o escore olímpico de Venus. Em alta, volta como a grande favorita ao título no simples, e chegar ao bicampeonato.

Quem também tem boas chances de sair com um ouro no pescoço no Rio é a alemã Angelique Kerber, em sua melhor fase na carreira. A tenista foi campeã do Australian Open no início do ano, no mesmo piso em que será jogado a Olimpíada, vencendo a americana. Além disso, chegou à final de Wimbledon, perdendo para Serena Williams. Angelique terá como principal vantagem não jogar o torneio de duplas como suas principais adversárias pela medalha.

Garbiñe Muguruza busca seu segundo grande título no ano - AFP

Garbiñe Muguruza é outra atleta que merece ser lembrada na corrida pelo ouro olímpico. Assim como a alemã, a espanhola já disputou duas finais muito importantes contra Serena Williams. Ela conquistou seu primeiro Grand Slam, em maio passado, justamente sobre Serena, por 2 sets a 0. E antes, havia perdido o torneio de Wimbledon, em 2015. A desvantagem da atleta na Olimpíada é jogar em piso rápido, que Garbiñe não domina tão bem quanto o piso de saibro.

Correndo por fora, a polonesa Agnieszka 'Aga' Radwanska, que não joga a melhor temporada da carreira, mas segue na cola das primeiras colocadas do ranking. Aga conquistou apenas um torneio WTA na temporada e chegou à semifinal do Australian Open em suas principais atuações em 2016.

A italiana Roberta Vinci foi um dos principais nomes dos torneios de duplas femininas nos últimos anos, especialmente no período entre 2012 e 2014; após ganhar quase tudo que fosse possível - entre os canecos, os quatro Grand Slams e uma Fed Cup em 2013, ela decidiu focar nos torneios de simples, e conquistou um título de simples em 2016 e chegou à final do US Open 2015.

Venus Williams renasceu no tênis feminino após um longo período sofrendo com lesões. De 2014 para cá, as lesões diminuiram, e assim, voltou a figurar entre as principais tenistas do circuito mundial. Assim como a irmã número 1 do mundo, Venus tem história vitoriosa na Olimpíada: venceu o torneio de Sydney, em 2000, no simples e nas duplas com Serena; e em 2008 e 2012, nas duplas.

A única representante brasileira no torneio de simples feminino será Teliana Pereira, mediante convite da ITF. A tenista cresceu nos dois últimos anos, mas ainda não o suficiente para bater de frente com as principais tenistas do mundo. A chance é cair num chaveamento em que não pegue de cara uma das favoritas e possa ter a oportunidade de avançar de fase.

Duplas Masculinas
Data: 06/08 a 12/08
Sede: Centro Olímpico de Tênis
Competidores: 64 atletas de ?? países (32 duplas)
Favoritos ao ouro:  Nicolas Mahut/Pierre-Hugues Herbert |  Marcelo Melo/Bruno Soares
Candidatos a medalha:  Jamie Murray/Andy Murray |  Horia Tecau/Florin Mergea |  Rohan Bopanna/Leander Paes
 Brasileiros: Marcelo Melo/Bruno Soares garantidos pelo ranking da ATP, André Sá/Thomaz Bellucci por convite da ITF

A principal esperança brasileira de medalha no tênis mora na dupla Bruno Soares e Marcelo Melo, que junto a parceiros estrangeiros, conseguiram títulos de Grand Slam que jogadores brasileiros não conquistavam desde a Era Guga. Juntos, eles somam 10 vitórias em 12 duelos da Copa Davis, destaque para uma vitória heróica sobre os irmãos Bob e Mike Bryan em 2013. Melo também esteve na primeira colocação do ranking mundial das duplas por um bom tempo no início de 2016. O bom retrospecto os coloca no caminho do pódio nas duplas masculinas.

No momento, a principal dupla masculina do circuito é formada pelos franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert, que vêm de um título no torneio de Wimbledon. Outro Grand Slam conquistado pelos dois, o US Open colocou Mahut no primeiro lugar do ranking das duplas, desbancando Marcelo Melo.

Os franceses Mahut e Herbert querem manter a ótima fase que os colocou como principal dupla da temporada - SIPA

Jamie Murray e Andy Murray é outra dupla de destaque formada por irmãos na Olimpíada. Os britânicos juntos já disputaram a Copa Davis, mas nunca uma competição no formato eliminatório como a Olimpíada ou qualquer outro torneio do circuito. Jamie é um dos principais duplistas da atualidade, tendo inclusive vencido o Australian Open deste ano junto ao brasileiro Bruno Soares; Andy Murray é pouco afeito ao circuito de duplas, o que pode ser uma dificuldade para o caminho da dupla em busca da medalha.

Horia Tecau e Florin Mergea é outra dupla que costuma jogar junta a Copa Davis, mas que também não costuma se reunir no circuito regular. Os romenos estão entre os 15 melhores do mundo e com um currículo de finais importantes e títulos de Grand Slam - esses, de Tecau. São outra dupla que pode ameaçar Melo e Soares.

E vindo da escola de duplistas da Índia, Rohan Bopanna e o veterano Leander Paes completam a lista de candidatos do torneio masculino. Bopanna é um nome que já ganhou títulos importantes no Masters 1000, mas apenas uma final de Grand Slam; Paes já venceu todos os Grand Slams e já possui até medalha olímpica no currículo, no torneio de simples de Atlanta 1996, batendo Fernando Meligeni na oportunidade.

O Brasil levará outra dupla que pode aprontar no torneio olímpico, formada por André Sá, que está em um nível intermediário no circuito, e Thomaz Bellucci, que vez ou outra joga torneios de duplas - tendo uma quarta de final de Australian Open 2013 como seu melhor resultado.

De ausências, a mais lembrada será a da dupla formada pelos irmãos americanos Bob e Mike Bryan, que alegaram medo de serem contaminados pelo zika vírus, como outros atletas alegaram como principal motivo para não disputar a Olimpíada.

Duplas Femininas
Data: 06 a 13/08
Sede: Centro Olímpico de Tênis
Competidores: 64 atletas de ?? países (32 duplas)
Favoritas ao ouro:  Serena Williams/Venus Williams |  Martina Hingis/Timea Baczsinsky |  Caroline Garcia/Kristina Mladenovic
Candidatas a medalha:  Lucie Hradecká/Andrea Hlavacková |  Sania Mirza/Prarthana Thombare |  Elena Vesnina/Ekaterina Makarova |  Roberta Vinci/Sara Errani
 Brasileiras: Teliana Pereira/Paula Gonçalves, por convite da ITF

Bicampeãs olímpicas, as irmãs Serena e Venus Williams querem mais: chegam ao Rio em busca do seu terceiro ouro olímpico consecutivo, mais um recorde para a carreira das duas, que também já conquistaram juntas todos os títulos de Grand Slam. Em recente reunião das irmãs, mais um título foi para a galeria, o de Wimbledon 2016 - o 14º título em 14 Grand Slams da dupla.

Da França, vem uma das duplas que vem despontando no circuito mundial, Caroline Garcia e Kristina Mladenovic. Foram 2 títulos do Premier, um do Premier Mandatory, e o principal deles, o Aberto da França, em maio. As adversárias com experiência de sobra não devem assustar a dupla, que busca dar mais uma prova de que a França é, atualmente, o país das duplas de tênis.

Donas das duplas femininas nos últimos dois anos, a suíça Martina Hingis e a indiana Sania Mirza se separaram. Mas somente para disputar os Jogos Olímpicos, competindo por seus países. As duas atletas terão ao seu lado duas outras tenistas que ainda buscam se firmar no circuito mundial.

Martina Hingis, que fez história como a campeã mais jovem de um Grand Slam, em 1996, com apenas 15 anos, volta a fazer sucesso no circuito de duplas femininas, pouco mais de três anos após seu retorno às quadras. Foi em 1996 também sua única participação olímpica, nos Jogos de Atlanta. No Rio, Martina jogaria ao lado de Belinda Bencic, número 13 do ranking mundial de simples. Mas, com uma lesão no punho, Bencic foi cortada e em seu lugar, entra a tenista Timea Bacsinsky, outra atleta Top-20 do ranking da WTA em simples.

Sania Mirza é mais um dos grandes nomes indianos nos circuitos de duplas no tênis. No Rio, junto com a número 1 do mundo, jogará uma jovem que ainda busca espaço no circuito mundial: Prarthana Thombare. A tenista de 22 anos alcançou seu melhor ranking nas duplas há pouco tempo: a 190ª colocação, tendo no Rio de Janeiro sua grande oportunidade de jogar com uma atleta de nível alto como Sania Mirza.

A dupla número 1 do mundo formada pela indiana Sania Mirza (E) e a suíça Martina Hingis (D) terá de se separar na Olimpíada

Também vale considerar as tchecas Lucie Hradecká e Andrea Hlavacková como candidatas a medalha, que continuam em alta no circuito mundial e medalhistas olímpicas em 2012; e as italianas Roberta Vinci e Sara Errani, que formaram a melhor dupla de 2012 a 2014 no tênis feminino, mas que desde 2015 vêm priorizando torneios de simples.

Representando o Brasil, Teliana Pereira e Paula Gonçalves, que na Olimpíada jogarão como uma dupla pela primeira vez, será surpresa se conseguirem chegar mais longe que as oitavas de final. Paula já foi campeã de torneio WTA em dupla com Bia Haddad em 2015; Teliana também tem títulos, mas apenas nos torneios menores da ITF.

Duplas Mistas
Data:10/08 a 14/08
Sede: Centro Olímpico de Tênis
Competidores: 32 atletas de ?? países (16 duplas)
Favoritos ao ouro:
Candidatos a medalha:
 Brasileiros:

As duplas que vão participar do torneio misto serão definidas pela ITF apenas no dia 6 de agosto, na abertura da competição de tênis. As duplas selecionadas irão se basear no ranqueamento dos atletas que estarão na Olimpíada. Uma dupla brasileira deverá estar entre as 16, mas somente nesse dia serão conhecidos os atletas que vão formar essa parceria. Assim que sair a relação de nomes, atualizaremos esta parte do guia.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar