Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Tênis de Mesa



Tênis de mesa é sinônimo de China. A modalidade é dominada pelo país, que possui tantos atletas em alto nível que alguns decidem optar por naturalização para ter o sonho de disputar os Jogos Olímpicos, já que apenas dois atletas são permitidos por país nas competições (com a adição de mais um atleta nos torneios por equipes.

Os outros países sonham em quebrar a escrita que caminha para uma provável quarta olimpíada de títulos apenas de chineses na modalidade; o último (o quarto campeão olímpico não-chinês) foi o sul-coreano Ryu Seung-Min, em 2004. Japão e Alemanha possuem bons nomes no cenário mundial, que podem atrapalhar a festa chinesa.

Quem for ao Riocentro para torcer pelos brasileiros terá a oportunidade de assistir jogos de atletas de grande potencial, como Hugo Calderano, Bruna Takahashi e Caroline Kumahara, e nomes consolidados, como Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto.

Individual masculino
Data de disputa: 06/08 a 11/08
Competidores: 70 de 46 países
Favoritos ao ouro:  Ma Long |  Zhang Jike
Candidatos a medalha:  Dimitrij Ovtcharov |  Jun Mizutani |  Chuang Chih-Yuan
 Brasileiros: Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano

Os dois principais candidatos a ouro são do maior exportador de mesatenistas do mundo: os chineses. Ma Long, que finalmente conquistou o título mundial em 2015 após três bronzes, e Zhang Jike, atual campeão olímpico e bicampeão do mundo no individual. Quem pode botar água no chope chinês é o alemão Dimitrij Ovtcharov, que chegou ao bronze em Londres 2012 e que vêm mantendo a regularidade no circuito mundial desde então.

Sonhando em surpreender, dois outros atletas do leste asiático entram nesse páreo: o japonês Jun Mizutani, que chegou a duas finais do circuito nesta temporada e o taiwanês Chuang Chih-Yuan, que chegou a conquistar o título mundial jogando duplas, modalidade não-olímpica.

Hugo Calderano é atualmente o principal brasileiro no circuito masculino. Desde seu 'surgimento' nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, cresceu nos principais torneios de tênis de mesa e virou o número 1 do Brasil no ranking da ITTF. Campeão pan-americano, Calderano enfrenta o cubano Andy Pereira na primeira fase, com boas chances de avançar. Gustavo Tsuboi está próximo de Calderano no ranking, foi prata no Pan de Toronto 2015 e também tem grandes chances de ao menos, chegar na segunda fase da competição, já que teve sorte no chaveamento, contra um mesatenista de ranking inferior, de Congo ou Egito.

Individual feminino
Data de disputa: 06/08 a 10/08
Competidoras: 70 de 43 países
Favoritas ao ouro:  Li Xiaoxia |  Ding Ning
Candidatas a medalha:  Feng Tianwei |  Kasumi Ishikawa | Germany Han Ying
 Brasileiras: Caroline Kumahara e Gui Lin

As medalhistas de ouro e prata em Londres 2012 estão novamente nos Jogos Olímpicos como favoritas a mais medalhas na competição. Li Xiaoxia e Ding Ning serão as representantes do tênis de mesa chinês no torneio feminino no Rio 2016. Ding Ning no momento, leva vantagem na corrida, é a atual campeã do mundo.

No páreo, estão a atleta de Cingapura Feng Tianwei, que foi bronze individual em Londres e atual 4ª do mundo; Kasumi Ishikawa, que faz parte da equipe japonesa, uma das melhores do mundo; e a chinesa naturalizada alemã Han Ying, 7ª colocada no ranking individual feminino da ITTF.

Assim como no torneio masculino, o Brasil classificou duas atletas no torneio feminino: Caroline Kumahara e Gui Lin, medalhista de prata no Pan de Toronto 2015. Kumahara terá de jogar a preliminar contra a australiana Melissa Tapper, atrás da brasileira no ranking mundial; Gui Lin terá um jogo mais complicado, contra a espanhola Galia Dvorak, já na primeira fase.

Equipes masculinas
Data de disputa: 12/08 a 17/08
Equipes: 16
Favoritas ao ouro:  China
Candidatas a medalha:  Alemanha |  Japão |  Coreia do Sul
 Brasil participa? Sim, com Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano

A China não sabe o que é perder no Mundial de Equipes do tênis de mesa, vencendo todas as edições realizadas desde 2002. O país terá o primeiro, o terceiro e o quarto melhores do mundo na disputa: além de Ma Long e Zhang Jike, Xu Xin completa o time chinês na Olimpíada.

Assim como no torneio individual, Alemanha, Japão e Coreia do Sul possuem as maiores chances de desbancar a China, com mais vantagem para os alemães, que têm Dimitrij Ovtcharov e Timo Boll, que já possuem medalha olímpica no currículo e experiência nesse tipo de torneio.

O Brasil deu azar no sorteio, pegando a equipe da Coreia do Sul logo na primeira fase da competição olímpica. Além dos representantes de simples Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto disputa a competição por equipes.

Equipes femininas
Data de disputa: 12/08 a 16/08
Equipes: 16
Favoritas ao ouro:  China
Candidatas a medalha:  Japão |  Cingapura |  Hong Kong
 Brasil participa? Sim, com Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Gui Lin

A China mantém o domínio na competição, levando três das cinco melhores do mundo: Li Xiaoxia e Ding Wing - que vão disputar o torneio individual - e Liu Shiwen, que apesar de ser a melhor do mundo, conseguiu apenas vaga no torneio por equipes.

O Japão tem o time mais próximo de quebrar a escrita chinesa na competição. Kasumi Ishikawa, Ai Fukuhara e Mima Ito, três atletas do entre as dez melhores do mundo estão na equipe. Completam o páreo por medalhas Cingapura - a única equipe que venceu a China numa final de Mundial de Equipes, em 2012, e Hong Kong, uma das forças ascendentes do ciclo olímpico.

No feminino, Caroline Kumahara e Gui Lin terão a companhia da mais jovem atleta brasileira no Rio 2016, Bruna Takahashi, de apenas 16 anos. O trio deu ainda mais azar em relação aos rapazes: enfrentam a China logo na estreia.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar